
Quando o estoque é prejudicial para os negócios.
Ter estoque demais no seu negócio pode ser um problema.
Mas o que fazer quando se descobre isso? Confira as dicas que o especialista em estratégia de negócios, Arnaldo Vhieira, deu para a revista Exame.
O descuido de mercadoria estocada pode trazer consequências negativas para qualquer empresa. Os processos produtivos são integrados, sendo a área comercial e de marketing responsáveis por aumentar as vendas; a área de logística pela redução de custos para aumentar os lucros; e, para que isso ocorra, é necessária uma administração que atenda tanto a produção (materiais) quanto a entrega de produtos acabados ao cliente final.
Administrar bem o estoque é garantir que as informações sejam exatas sobre todos os itens e seus valores (monetários) para prevenir possíveis incertezas de demandas. Para tanto, uma ação faz-se necessária: a organização tem que ser precisa e com fluxos que facilitam tanto a entrada e a armazenagem de novos materiais como a saída de produtos acabados para atender os clientes.
Agora, quando descubro que tenho estoque demais. O que devo fazer?
- Faça uma categorização dos produtos, caracterize-os em níveis de entradas
e/ou saídas e seus respectivos volumes; - Crie uma estimativa financeira de valores monetários para cada item a fim
de descobrir qual é o valor do estoque atual; - Evite a perda de vendas, garanta uma assertividade no nível de serviços,
busque aumentar o tíquete médio de vendas, a partir de pequenas ações
de marketing e promoção; - Crie ferramentas de controle de estoque (entrada e saída) a partir de uma
base de dados (pode ser um planilha em Excel) para efetivar o processo de compra
e reposição de novos materiais.