
Afinal, quais impostos pequenas empresas devemm pagar?
1. Qual é a atividade da sua empresa?
Dependendo da atividade da sua empresa, a alíquota do Simples pode ser extremamente alta, quando comparada com o Lucro Presumido e o Lucro Real. Para pequenas empresas esse sistema é bem mais fácil do que para médias e grandes.
2. Quanto custa a sua folha de pagamentos?
Quanto maior for sua folha de pagamentos, mais atrativo se torna o Simples. Tendo em vista que no Lucro Presumido e Real o INSS corresponde a aproximadamente 20% deste montante;
3. Qual a lucratividade da sua empresa em relação ao faturamento?
No Lucro Presumido, o IRPJ e o CSLL são calculados com base em uma presunção de lucro que pode variar de 1,6% a 32%. Já no Lucro Real, estes tributos devem ser pagos de acordo com o volume do Lucro auferido, ou seja, não há pagamento de IRPJ e CSLL se a empresa não tiver lucro;
4. Quais seriam as alíquotas do ICMS e do IPI, caso a sua empresa não fosse optante pelo Simples?
Estes tributos em geral possuem elevadas alíquotas e podem ser o fator decisivo na tomada de decisão. Apenas não se esqueça de que as compras de mercadorias e insumos conferem o direito ao crédito destes tributos, ou seja, o ônus tributário recai apenas sobre a margem aplicada.
No Lucro Presumido há obrigatoriedade de manutenção da contabilidade apenas para distribuição de lucro superior aos percentuais de presunção do lucro. Já no Lucro Real, a empresa deve manter mensalmente uma contabilidade adequada às Leis Comerciais. Em ambos os casos há obrigatoriedade de cumprimento de inúmeras obrigações acessórias.
Em resumo, a escolha do melhor regime tributário demanda muito conhecimento da legislação tributária e das peculiaridades de cada negócio. Neste complexo ambiente da legislação tributária brasileira não existe uma resposta pronta e não há espaço para amadores.