Funil de Vendas na Prática

 Um guia para melhorar os resultados do seu negócio

Um jeito diferente para seu negócio ganhar vida no mercado está no desenvolvimento do Funil de Vendas. É uma ferramenta fundamental na melhora e otimizaçāo do processo de vendas e de compra do cliente, para assim elevar sua eficácia. Vamos juntos aprender como nos adaptar à forma de compra e pensamento do cliente. O processo de Funil de Vendas é útil para venda de produtos físicos em lojas, venda de serviços, venda B2B – venda de empresa para empresa. Também venda por correio ou para qualquer tipo de negócio. Um grande diferencial para sua empresa sobreviver nesse cenário pode estar na personalização do Funil de Vendas.

COMO USÁ-LO?

Cada etapa dele tem as suas particularidades, objetivos e ações distintas. Dentro do processo de Funil, o primeiro passo é identificar a parcela do grande público na qual você deve concentrar seus esforços. Principalmente se você tiver poucos recursos, uma estratégia focada será muito mais acertiva. É preciso desenvolver técnicas de prospecção que sejam funcionais para fazer com que suas vendas gerem resultados. Busque maneiras convencionais e alternativas para captar os seus futuros clientes, como ligações telefônicas, participação em feiras e eventos do setor, presença nas redes sociais. Busque estratégias de marketing digital e estímulo à indicação por parte daqueles que já são consumidores.

ESCORRENDO PELO FUNIL

Não existe uma regra definida sobre a estrutura do processo de vendas, nem quantas etapas exatamente ele deve ter. Depende de seu modelo de negócio, de sua abordagem, do produto ou serviço, do ciclo decisório de seu cliente, entre outros fatores que influenciam na venda. Você pode criar as etapas do seu funil de acordo com seu mercado.

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