Por que seus vendedores precisam investir mais tempo no atendimento ao cliente

Embora vendas e atendimento ao cliente sejam áreas diferentes em uma empresa, quando mais elas fizerem parte da mesma conversa, mais negócios serão possíveis de serem fechados. A humanização e a empatia precisam andar lado a lado com as metas, para não tornar o momento da venda frio e desinteressante para quem está comprando.

Às vezes, o vendedor está tão fixados em fazer com que um cliente assine na linha pontilhada do contrato que esquece que ele ainda é uma pessoa. Isso é especialmente ruim, afinal, quem está interessado no seu produto acredita que o profissional de vendas não apenas procura um cliente em potencial, mas está querendo ajudar pessoas que precisam do seu produto/serviço.

Para que o vendedor ganhe respeito no momento da venda, sem que pareça apenas que quer empurrar um produto, é necessário que suas skills de atendimento ao cliente entrem em ação.

Coloque em prática estas dicas de como fazer a fusão destas duas áreas (vendas e atendimento ao cliente) e faça vendas cada vez melhores:

1. Modelos antigos de vendas não funcionam mais.

Fechar venda e bater a meta era a única coisa que interessava para um vendedor antigamente. Falar com o máximo de pessoas gastando, no mínimo de tempo, sendo insistente na maioria das vezes. Isso é passado.

Esta tática de vendar não funciona mais (pelo menos não tão bem). Em vez disso, as empresas precisam atrair e manter seus clientes pelo seu sólido atendimento. Segundo pesquisa da Econsultancy as oportunidades de negócio em 2018 estão focadas na experiência pela qual o cliente vai passar com sua marca.

Normalmente, a primeira impressão que os clientes têm de sua empresa é através de seus vendedores. Logo, se eles não tiverem as habilidades necessárias de atendimento ao cliente, quantos clientes você pode estar perdendo?

2. Os representantes de vendas precisam pensar como representantes de atendimento ao cliente.

Os clientes não querem ser tratados como cifrões, vistos apenas como os detentores do dinheiro que o vendedor pode retirar. Eles querem ser entendidos e tratados como pessoas. Representantes de vendas muito focados apenas em fechar o negócio, podem deixar de abordar o cliente com o que ele realmente quer ou precisa.

A coisa mais importante que os vendedores precisam aprender é como ouvir. Os clientes geralmente estão prontos e dispostos a compartilhar seus problemas ou necessidades. Eles só precisam de alguém para ouvi-los.

“Você não encontra clientes para seus produtos. Você encontra produtos para seus clientes. ” Seth Godin

Representantes de vendas precisam pensar como representantes de atendimento ao cliente. Eles devem ser empáticos e ouvir o que o consumidor tem a dizer. Caso seja apresentado um problema, qual solução é possível oferecer? Em vez de ser agressivo e empurrar um produto/serviço, deve se concentrar em como pode realmente resolver os problemas do cliente. É importante agregar valor.

3. Clientes satisfeitos podem ser transformados em clientes leais.

O que é melhor: um cliente que compra seu produto uma vez ou um cliente que é usuário recorrente desse produto? A escolha é bastante óbvia, né? Mas muitos representantes de vendas estão focados apenas no primeiro tipo de cliente, enquanto a segunda opção é mais benéficas para os negócios a longo prazo.

Clientes satisfeitos podem ficar felizes com a experiência, mas os clientes fiéis levam o negócio para outro nível. Eles têm um relacionamento sólido e são defensores/advogados da marca. Recomendam seu produto ou serviço a outros, gerando ainda mais vendas.

Então, como você transforma um cliente satisfeito em um fiel?

Forneça atendimento 5 estrelas para o seu cliente, independente do seu tipo de negócio. Quando são leais, não querem esperar muito tempo pelo serviço e querem que suas necessidades sejam atendidas – mesmo aquelas que ainda não tenham sido pensadas (e que serão sugeridas por você).
Seja um amigo, os clientes fiéis têm um relacionamento com os representantes de vendas que vão além da venda. Mantenha-se aberto a ouvir o que eles têm a dizer.
Escute suas sugestões.  Eles querem sentir que estão fazendo a diferença. É por isso que os representantes de vendas devem ouvir suas ideias, elas podem ajudar sua empresa.
O atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso do negócio. Independente do setor da empresa, seja vendas, marketing ou atendimento, é o cliente quem deve estar no topo das ideias. Porque, afinal, o sucesso do seu negócio depende dele.

Os representantes de vendas, então, precisam saber exatamente o que o cliente quer, precisa e deseja. Esta informação é fundamental para fechar vendas. E a maneira de descobrir essa informação é praticando um bom atendimento ao cliente. Então, seus representantes no caminho certo?

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