5 passos para abrir um negócio com pouco dinheiro

Uma de suas resoluções para o próximo ano é abrir um novo negócio? Então deixe o medo de lado, veja estas 5 dicas e empreenda:

1 — Entenda o seu negócio

esteja seguro sobre as informações sobre o tipo de empresa/negócio que deseja abrir.

Com 12 mil reais, Cristiane Cintra criou a SPHair Cosmetics. Atualmente a empresa fatura 18 milhões por ano.

“Quando você não tem um capital disponível, você precisa ter um planejamento muito estruturado. Para isso, entenda tudo do negócio que está abrindo”, recomenda a empreendedora. “O conhecimento é essencial, pois você não tem dinheiro para errar.”

2 — Não espere tudo estar perfeito para começar

Pois talvez você nunca comece. então, o importante é dar o primeiro passo, sem medo dos erros.

“Quando começamos, não tínhamos nada – nem dinheiro e nem local. Pegamos 500 reais, bordamos camisas, compramos panfletos e fomos divulgando o negócio”, afirma Marcelo Brenner, sócio-fundador da Buddys Escola de Tecnologia. Depois, o negócio conquistou um investimento de 10 mil reais. Em 2017, o negócio faturou 2 milhões de reais.

3 — Tendências, clientes e concorrência

Sempre falamos aqui no blog que, além de estudar as tendências, é importante estar conectado as necessidades de seu cliente e o que ele espera do serviço. Manter a concorrência sob vigilância também faz com que você possa tirar insights para o seu negócio e analisar o próximo passo para estar na frente.

4 — Escolha o seu nicho

Que tal focar em um produto em vez de procurar concorrer com grandes fornecedores? \

“Quando você diminui a sua área de atuação ou perfil do público, você aumenta o poder do seu investimento e também as suas chances de conquistar o mercado investindo menos e de forma mais assertiva”, diz o Alfredo Soares, CEO e fundador da Xtech Commerce.

Com 20 mil reais de investimento, a plataforma de comércio eletrônico PMEs teve seu início. Hoje, fatura 5,2 milhões por ano.

5 – Faça um modelo de negócio enxuto.

A PremiaPão Franchisign, rede que faz publicidade nos sacos de pão, começou com investimento inicial de 8 mil reais. Este ano rendeu 5,5 milhões de reais.

“Procure por um negócio que consiga faturar – fazer vendas – o quanto antes e que você não precisa desembolsar muito pelo capital de giro, o que enforca muitos microempresários”, afirma Raphael Mattos.

 

Quer conversar sobre novos negócios? Fale com a gente!