A importância da sustentabilidade na empresa

A sustentabilidade na empresa pode trazer muitos benefícios para você e para o seu financeiro.

Toda empresa começa com a ideia de querer ser sustentável. Na prática essa sustentabilidade acaba não sendo tão simples assim. E muitas vezes ser sustentável gera mais custos para a empresa, mas é possível fazer uma redução de custos também.

O que muitas empresas acabam não entendendo, é que o empreendimento é socialmente relevante. Sendo assim, ele tem um impacto social e também ambiental. Uma empresa só é sustentável de fato quanto combina retorno financeiro com obrigações socio-ambientais.

O retorno financeiro também, só virá, se a empresa obter vantagens competitivas. Já está claro para o mercado que a sustentabilidade faz bem não só para o planeta, mas também para a imagem da empresa. A sustentabilidade na empresa é essencial para manter a boa imagem e preferência de público.

Além da preferência do público, ser sustentável também ajuda em negociações. Se sua empresa depende de um novo negócio com outra empresa que valoriza a sustentabilidade, será melhor para você também ser. Empresas sustentáveis com imagens construídas nisso, jamais se associarão com empresas que não cumprem suas obrigações ambientais.

Ser sustentável pode trazer inúmeros benefícios

Dentre eles estão os descontos em impostos. Ao apoiar qualquer causa social, inclusive ambiental, você pode receber descontos em impostos e/ou direcionar parte para uma ONG ou instituição que cuide do meio ambiente. A sustentabilidade na empresa é, mais uma vez, um canal para melhorar sua imagem.

O grande desafio das empresas, futuramente, será combinar sustentabilidade na empresa com sustentabilidade econômica. A busca por novas tecnologias e inovação de produtos e processos que sejam sustentáveis vai, cada vez mais, atrair os consumidores e ser fonte de receita para as empresas.

Os empresários que tiverem foco apenas no lucro, verão sua receita cair cada vez mais. O que o público pensa é essencial para o crescimento da sua empresa.

Procure manter sua imagem sempre sustentável e praticar de fato essa sustentabilidade. O planeta também é responsabilidade sua e da sua empresa.