Como selecionar funcionários para contratar

Selecionar funcionários novos para integrarem a sua equipe não é fácil. Veja aqui 6 passos para facilitar o processo:

1 – Participe do processo

Grandes empresas de sucesso chegaram lá por vários motivos. Mas um dos principais foi selecionar funcionários bons e corretos para a empresa. A equipe certa para a sua empresa garante produtividade, crescimento e sucesso. Sendo assim, é uma das coisas mais importantes da empresa. Você precisa estar envolvido no processo de seleção do início ao fim. Pode deixar outra pessoa responsável por recrutar, mas no final, a escolha deve ser sua!

2 – Saiba procurar o perfil adequado para a vaga

É difícil achar o profissional ideal. Mas para isso, você precisa saber muito bem o que espera desse novo funcionário e saber analisar o perfil de cada um dos candidatos. Só assim vai saber escolher o candidato perfeito para preencher a vaga disponível.

3 – Fique atento durante a entrevista 

Durante a entrevista você terá a chance de analisar o candidato e isso é essencial para selecionar funcionários eficientes. Procure nele sinais de que está apenas se vendendo ou realmente se encaixa. Procure também uma pessoa agradável, com quem você pode se relacionar facilmente e sua equipe também. Teste a espontaneidade do candidato, veja como ele responde a uma situação específica de crise. Teste também a capacidade dele de solucionar problemas. Essas coisas vão lhe dizer se ele está de fato apto ao cargo.

4 – Não julgue pela idade 

Claro que pessoas novas, com novidades, são sempre bem vindas. Mas, ao selecionar funcionários, é importante deixar preconceitos de lado. Muitas pessoas da velha guarda podem contribuir muito mais para a sua empresa. A idade, muitas vezes, pode contribuir mais para o cargo que você está procurando pela experiência.

5 – Peça opiniões de pessoas que já trabalharam com o candidato 

Ligue para antigos chefes, converse com colegas passados. Procure por históricos de antigos empregos e veja como a pessoa é como funcionário. Procure saber por terceiros as maiores qualidades e defeitos dentro do ambiente de trabalho. Isso vai te ajudar muito na hora de fazer a seleção

6 – Peça indicações 

Se o candidato já trabalhou com alguém que você conhece, peça a indicação. Verifique também as indicações que o próprio candidato trouxer. Muitas vezes um grande nome não é garantia de um bom candidato.

 

Lembre-se que a dinâmica da sua empresa é muito diferente das outras, então procure sempre adequar.