4 dicas para melhorar o rendimento dos funcionários

Colaboradores desmotivados diminuem a produtividade da empresa e também podem deixar o clima pesado. O rendimento dos funcionários desmotivados muda, e isso pode ter diversos fatores. Problemas pessoais ou motivos internos como baixo salário, cargo inadequado, etc, são alguns deles. Mas se o problema for profissional, é hora do gestor agir. Abigail Philips, da revista “Entrepreneur” listou algumas dicas que podem ajudar você. Confira:

Não esqueça o feedback

Com receio de chegar até o chefe para pedir um retorno de seu trabalho, muitas vezes o funcionário acaba se afastando e não mantém o diálogo claro. Isso pode acarretar na falta de motivação por sempre estar “dando tiro no escuro” e começa a acontecer o “tanto faz”.

Então mantenha o canal aberto até você. Elogie os pontos positivos e aponte os erros mostrando a forma como podem ser resolvidos. Feedbacks semanais ou mensais podem dar o empurrãozinho necessário para que os funcionários possam crescer e melhorar produzindo de acordo com as expectativas da empresa.

Acompanhe os processos

Quando o chefe apenas passa tarefa, sem acompanhamento-las, pode parecer que o trabalho do funcionário não é importante na empresa. Com o acompanhamento do seu superior, fica mais fácil perceber o significado das tarefas e motivar.

Ouça as queixas

Muitas vezes os funcionários podem trazer informações importantes sobre o funcionamento da própria empresa.
Então busque com eles a solução, como melhorias em processos, por exemplo.

Trace metas junto com o funcionário

Metas não batidas podem desestimular os funcionários. Trace junto a eles os próximos objetivos a serem conquistados. Mostre que os resultados valem a pena e que são possíveis. Dê suas ideias e peça as deles.