Como ter um bom relacionamento com seus sócios

Sociedade não é algo simples, mas existem maneiras de ter um bom relacionamento com seus sócios

Há muitas vantagens em abrir uma empresa em sociedade. Cada empreendedor traz para o negócio suas experiências profissionais e seu conhecimento técnico. Mas existem algumas preocupações que os sócios de uma empresa devem ter para realizar uma boa liderança em conjunto. Confira como ter um bom relacionamento com seus sócios

  • Igualdade financeira 

É importante que ambos tenham as mesmas contribuições financeiras para a empresa, ou um bom acordo societário, para que um não se sinta “maior” do que o outro. É essencial que todos assumam riscos financeiros iguais para haver um bom relacionamento com seus sócios.

  • Transparência e confiança

Não pode haver segredos entre os sócios nos assuntos da empresa. Todas as decisões devem ser tomadas em conjunto e todos os acontecimentos devem estar de acordo com cada um dos sócios. Em reuniões, por exemplo, é interessante alinhar opiniões, posicionamentos e expectativas previamente, para não haver conflitos.

  • Volume de trabalho bem distribuido 

Quando um sócio tem maior carga de trabalho que o outro, pode gerar conflitos. O sócio com maior carga de trabalho pode sentir que está levando a empresa nas costas e que, assim, deve ter mais direitos e mais voz dentro do negócio. É essencial que todos tenham o mesmo volume e carga de trabalho para que ninguém se sinta menos importante dentro do negócio. Afinal, o papel de todos é importante para manter a empresa girando.

  • Respeitar as responsabilidades de cada um 

Todas as expectativas da empresa devem estar alinhadas, mas não vale tentar mandar onde o outro sócio está como responsável. Cada um deve cuidar do seu próprio setor. Opiniões são sempre válidas, mas sempre dentro do contexto correto. O respeito desse espaço é uma das principais regras para a boa convivência e de um bom relacionamento com seus sócios.

  • Trabalhem sempre alinhados e em harmonia

Ter um bom relacionamento com seus sócios depende, também, do quanto vocês estão sincronizados. Apesar da divisão de tarefas ser importantes, é interessante que algumas sejam conjuntas. Investimentos e grandes decisões, por exemplo, são coisas a serem decididas por todos. Ter um bom relacionamento com seus sócios depende da visão de todos estar alinhada.

  • Se comuniquem ativamente 

Mesmo que cada um seja responsável por um setor na empresa, é importante que todos saibam o que está acontecendo. Decisões de um setor podem depender do outro, valorizem sempre essa comunicação.

Pronto, agora você já sabe algumas maneiras de manter um bom relacionamento com seus sócios. Coloque em prática na sua empresa!