Registro digital de empresas otimizam processos e diminuem burocracias

Empresários agora terão mais agilidade e praticidade para protocolar documentos, realizar requerimentos de abertura, alteração ou baixa pelo site do Empresa Fácil.

A realização de processos de abertura, alteração ou baixa de empresas do Paraná agora será totalmente online, pelo site www.empresafacil.pr.gov.br. A nova regra passa a valer a partir de 1º de dezembro de 2020, não sendo mais válida a apresentação de documentação física para os requerimentos. Para a validação dos registros, o empresário fará assinatura com certificação digital, que terá o mesmo reconhecimento quando em cartório.

Dessa forma, processos submetidos à decisão singular, como declarações, procurações, entre outros – além das baixas, constituições ou alterações -, serão assinados por meio online e protocolados no Empresa Fácil.

O consultor comercial e societário do escritório Escrilex Contabilidade, Lincoln Oliveira, avalia de forma positiva o novo processo. “O registro digital está sendo uma ótima ferramenta para diminuir a burocracia existente nos trâmites de uma constituição ou alteração contratual. Está contribuindo muito no nosso dia a dia, fazendo com que nós e nossos clientes tenhamos uma economia de tempo e dinheiro, além de oferecer mais segurança nas informações”, comenta.

A Junta Comercial informou que apenas solicitações como Assembleia Geral Ordinária, Assembleia Geral Extraordinária, Distratos, Constituições e Alterações que sejam tecnicamente limitadas pelo Empresa Fácil poderão ser exceção ao protocolo digital. As solicitações realizadas antes de 1º de dezembro não serão obrigadas a realizar o processo digital.

O consultor reforça que as principais vantagens da digitação dos processos são: “agilidade para protocolar documentos, evitando a necessidade de comparecer presencialmente na Junta Comercial, praticidade e agilidade para resolver qualquer pendência que o processo venha apresentar e eliminação de gastos, como combustível, estacionamento e funcionário para deslocamento”.

Certificação digital

A Escrilex Contabilidade já vem se preparando para essas novas demandas. “Nós estamos observando nos últimos quatro anos que a cada dia as demandas contábeis estão cada vez mais voltadas para o uso do certificado digital. Com isso, identificamos a necessidade de oferecer mais praticidade, agilidade e segurança nesse sentido para os nossos clientes que já estão sendo preparados para esse novo momento”, explica o consultor. 

Desde então, o escritório passou a ser também um ponto de atendimento para obtenção do certificado digital. “Estamos cada vez mais em contato com nosso cliente, explicando sobre a necessidade da obtenção da certificação e também dando todo suporte na compra e instalação desse item indispensável para qualquer empresário.  Assim, o registro digital está sendo cada vez mais utilizado de maneira tranquila e satisfatória”, finaliza.