Redução de custos na empresa: como fazer?

Com a crise, a redução de custos na empresa é necessária. Saiba onde sua empresa pode economizar.

  • Fotocópias e Impressão

Instale na sua empresa uma cultura de digitalizar o máximo possível de coisas, imprimindo apenas o necessário. Dessa maneira você vai economizar papel, tinta e ainda vai ajudar o planeta. Uma maneira de isso realmente ser efetivo, é tendo o controle de impressões. Gere sempre relatórios do que foi impresso e por quem. Assim sua redução de custos fica mais simples.

  • Energia Elétrica

Tenha um ambiente claro e bem arejado para aproveitar a luz solar. Cuide do uso do ar condicionado, aproveite o clima ameno da manhã e do final da tarde. Cuide para que todas as luzes sejam apagadas quando não houver mais ninguém na empresa. É importante lembrar de desligar todos os equipamentos eletrônicos também.

  • Telefones e Internet

Contrate um plano que atenda você essencialmente. Se sua empresa é média não tem porque ter um plano para uma empresa grande. Limite também o uso do telefone, deixe apenas para ligações relacionadas a empresa. Seu plano de telefone também deve suprir essencialmente suas necessidades.

  • Copos de água e café

Estimule o uso de garrafinhas de água reutilizáveis e copos de plástico, vidro ou acrílico. Assim você utiliza menos copos descartáveis e alem da redução de custos, mais uma vez ajuda o planeta. Se for o caso, personalize copos e garrafinhas e dê de brinde para seus funcionários.

São pequenas atitudes diárias que vão te ajudar a economizar. Para que seus funcionários entrem nesse clima de economia, eles precisam receber o exemplo. Não cobre deles o que você não dá o exemplo fazendo, uma cultura se cria com reciprocidade.

Observe os resultados da redução de custos com esses novos hábitos. Invista em coisas que lhe trarão mais retorno e passe tranquilo pela crise.