Recuperar clientes: como e quais as vantagens?

Recuperar clientes pode ser uma oportunidade para fidelização.

Quando um cliente para de consumir seus produtos ou serviços, pode ser um sinal de que ele ficou insatisfeito em algum momento no processo de compra. É uma situação desagradável, mas que pode ser revertida. É uma oportunidade de recuperar clientes e fideliza-los em de uma só vez. Confira o passo a passo:

Descubra o porquê 

Se seu cliente está insatisfeito, você precisa entender o porquê. Entenda em que momento da compra ele ficou frustrado. É preciso ser sincero consigo mesmo. Faça uma pequena análise de suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Entenda o que precisa ser melhorado na sua empresa. Quando souber o que precisa melhorar e em que momento seu cliente ficou frustrado, siga para o próximo passo.

Trace um plano 

Quando souber o porquê de seu cliente estar insatisfeito, comece a traçar um plano para reconquista-lo. Recuperar clientes não é uma tarefa fácil, e precisa ser feita com cuidado. Lembre-se que, se ele consumia seu produto ou serviço, ao parar de comprar com a sua empresa ele pode ter procurado um concorrente.

Faça uma análise de concorrência, entenda quais são as forças e fraquezas que seus concorrentes tem sobre você. Veja quais vantagens você pode oferecer para supera-los.

Depois, trace metas e prazos para começar o processo de reconquista do cliente. Não espere muito tempo para começar, pois o tempo que você espera, seu concorrente pode estar fidelizando o cliente.

Comece a se aproximar 

Quando você já souber o que precisa melhorar e tiver um plano, é a hora de começar a se aproximar. Lembre-se de ir devagar para não assustar o cliente. Mostre que está presente, invista em comunicação.

Contato para reconquista 

Esse é o contato mais importante para reconquistar clientes. Nele, você terá a oportunidade de recuperar e reparar o erro da sua empresa. É importante assumir o erro, pedir desculpas ao cliente e mostrar as melhorias que foram feitas.

Ofereça algo para recompensa-lo pela frustração. Mostre que está interessado no que ele precisa e que quer reparar o dano causado.

Fidelize o cliente

Seu cliente pode ser reconquistado, mas ainda não está fidelizado. É o momento de oferecer exclusividades, promoções, brindes, etc. Aproveite todas as oportunidades que puder para conquistar a preferencia do cliente.