Sistema de gestão: entenda porque é importante

O que é um sistema de gestão?

Um sistema de gestão é um programa de computador que permite cuidar de todas as atividades da empresa e automatizar a maior quantidade possível de processos.

Com um sistema de gestão, é possível monitorar todos os resultados da empresa. Perceber também onde é possível melhorar e corrigir erros. Por exemplo:

  • Melhorias na segurança dos funcionários
  • Aumento do nível de satisfação interna da equipe
  • Auxílio para motivação da equipe
  • Aumento na qualidade de vida
  • Cuidado com os efeitos da empresa no meio ambiente
  • Controle administrativo e financeiro
  • Melhora o clima organizacional da empresa

Sistema de gestão

Com o sistema de gestão, é possível e necessário ficar de olho em alguns indicadores para que os monitoramentos de resultados e melhorias sejam efetivos. São eles:

Indicadores de qualidade:

Esse indicador monitora a performance de produção da empresa: tempo, uso de matéria prima, recursos humanos utilizados. Monitora também a satisfação ou reclamação sobre os produtos/serviços utilizados pelos consumidores, quantidade de produtos/serviços com defeitos ou erros. É importante manter o monitoramento nesse indicador para manter a qualidade de produção e trabalho da empresa, assim como a alta satisfação de clientes.

 Indicadores de saúde:

Monitora a quantidade de acidentes no trabalho, atestados médicos entregues para a empresa, horas de treinamento, plano de saúde e número de faltas. É importante manter esse item em dia, pois evita que os funcionários da empresa tenham acidentes ou que a empresa tenha problemas legais por falta de segurança no trabalho e atenção com o bem estar da equipe.

Indicadores de sustentabilidade: 

Os indicadores de sustentabilidade indicam a quantidade de consumo de água, produção e destino de lixos e resíduos, utilização de matéria prima bio-degradável, emissão de poluentes, etc. É importante que a empresa preste atenção no impacto que tem para o meio ambiente, assim evita problemas com órgãos legais protetores do meio ambiente e ajuda a cuidar do planeta. Esse tipo de atitude ajuda na manutenção da marca e na maneira como as pessoas veem a sua empresa.

Todos esses cuidados motivam tanto a equipe quanto consumidores e fornecedores! Coloque em prática um sistema de gestão de qualidade e aproveite as vantagens que ele pode trazer para a sua empresa.