Planejamento Tributário: quais as vantagens?

Com o excesso de tributos e obrigações exigidos dos contribuintes é difícil manter os pagamentos destes tributos em dia.

Sabemos que com o excesso de tributos e obrigações exigidos dos contribuintes é difícil manter os pagamentos destes tributos em dia, o que em alguns casos, chega inclusive a inviabilizar a continuidade das atividades de certas empresas que não conseguem saldar as elevadas dividas com o Fisco, nem mesmo por meio dos parcelamentos promovidos por este. A complexa carga tributária que incide sobre as empresas brasileiras é uma dor de cabeça para os empreendedores. Mesmo no Simples Nacional, um regime tributário diferenciado para pequenas empresas, muitas dúvidas surgem na hora de cumprir com as obrigações fiscais, e por isso o Planejamento Tributário é essencial.

POR QUE FAZER O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?

O Planejamento Tributário tornou-se uma questão de sobrevivência empresarial, haja vista os altos encargos tributários sofridos por parte dos contribuintes, ainda mais se tratando de pessoas jurídicas. Ele tem um objetivo a economia legal da quantidade de dinheiro a ser entregue ao governo. Os tributos representam uma importante parcela dos custos das empresas, talvez a maior. Com a globalização da economia, tornou-se questão de sobrevivência empresarial a correta administração do ônus tributário.

Resumindo os objetivos do Planejamento Tributário:

  • Evitar a incidência do tributo, adotando ações e procedimentos que evitem a ocorrência do fato gerador dos tributos.
  • Reduzir os valores totais a serem recolhidos pelos tributos, talvez o objetivo principal do planejamento tributário, que busca a redução de valores financeiros referentes aos pagamentos de tributos.
  • Retardar o pagamento do tributo, através de ações que consigam postergar o pagamento do tributo, sem a ocorrência de multas.

Quer saber mais sobre como economizar em pagamentos de tributos de maneira legal?

Clique aqui e baixe nosso E-book sobre Planejamento Tributário.

É real, é dentro da lei!