Planejamento de vendas para vencer na crise!

Tenha seu planejamento de vendas em dia e passe pela crise sem grandes problemas!

Final do ano é a época de planejar a sua empresa para o ano seguinte e deixar todas as suas metas, estratégias e táticas em dia. Confira o passo a passo para superar esse momento e fazer seu planejamento de vendas com tranquilidade:

Analise o cenário atual da sua empresa:

Analise como foram suas vendas, seu fluxo de caixa, quantos clientes você tem. Quais produtos ou serviços foram mais vendidos e quais foram menos vendidos. Qual a época do ano mais propícia para as vendas do que você oferece. Quais produtos ou serviços você terá disponível para o ano seguinte e se tem alguma novidade que você pode oferecer e o principal: qual a sua meta de vendas para o ano seguinte? Seu Planejamento de vendas precisa de todas as perguntas respondidas

Defina as metas que você gostaria de atingir: 

  • O quanto você precisa para bater sua quota de receitas? Uma maneira simples de chegar a esse número é pegar o seu volume de vendas para o ano novo, dividir pelo ticket médio de cada venda.
  • Quantos clientes você precisa para chegar nessa receita?
  • Você consegue chegar com os clientes existentes ou uma nova prospecção de clientes será necessária?
  • Quantos novos negócios você precisa fechar?
  • Qual o melhor trimestre para fechar esses negócios?
  • O quanto o networking da sua empresa vai precisar aumentar?

São todas perguntas necessárias para você começar a traçar seu planejamento de vendas para o próximo ano.

Estude suas estratégias: 

Você precisa saber como você vai atingir aos seus objetivos. Você já tem todas as respostas para possíveis necessidades de novos clientes? Já sabe como vai atingir as metas individuais de crescimento? Sua equipe está preparada para esse crescimento?

  • Identifique a quantidade de clientes mínima que você precisa alcançar no próximo ano
  • Identifique os novos mercados dos quais você gostaria de fazer parte e conquistar
  • Reveja seu mix de negócios
  • Entenda com quais produtos ou serviços você quer começar o ano e focar no restante dele
  • Suas estratégias de comunicação estão alinhadas com a sua empresa? Talvez seja a hora de considerar uma agencia de publicidade.

Saiba quais táticas você vai usar: 

  • Identifique as oportunidades que podem surgir para você no próximo ano pesquisando as ações dos seus concorrentes ou setores semelhantes
  • Prepare um plano para converter os clientes que você vem prospectando
  • Defina um tempo para se dedicar a essa prospecção de novos clientes e negócios
  • Veja quais tecnologias estão disponíveis para melhorar a produtividade da sua empresa e que encaixem no seu orçamento

É HORA DE AGIR: 

  • Crie um calendário de ações que funcione para o tempo que você tem disponível
  • Treine a sua equipe para lidar com mudanças e problemas que podem aparecer
  • Esteja preparado para fazer decisões de última hora
  • Se algo não estiver funcionando, tenha um Plano B

Não esqueça de sempre prestar atenção nas mudanças, mensurar seus resultados e ajustar pontos que devem ser ajustados. Aplique esse passo a passo de planejamento de vendas no seu plano de vendas e veja sua empresa crescer cada vez mais.