Organize o financeiro da sua empresa

Você começou seu negócio próprio, investiu alto, tanto financeiramente quanto em relação aos seus sonhos. Agora é mirar para o sucesso e fazer acontecer. Levantar a casa requer muito trabalho e organização da sua parte, agora está tudo em suas mãos, não é mesmo?

Então vamos começar com o pé direito evitando erros recorrentes dos empreendedores? Vou deixar aqui as dicas que acredito serem a base para que você organize o financeiro do seu negócio. Vamos a elas:

Separe as contas pessoas e da empresa

Cada um no seu quadrado. Independente se você trabalha em casa ou se toda sua família trabalha no seu negócio, saiba separar as coisas.

Isso vale também para conta corrente e cartões de crédito. Caso não queria separar completamente os lucros, separe 25% do total para o pagamento de impostos. Assim previne sustos posteriores.

Organize seus documentos

Separe em documentação fixa, como Contrato Social e certidões negativas, das mensais, contas pagas, contas a pagar.

Dividir por categorias também pode funcionar: contabilidade, extratos bancários, correspondências, marketing, dados de funcionários, contratos e etc, pode fazer uma grande diferença na correria do dia a dia.

Analise sua produtividade

Faça uma lista de todas suas atividades e observe a quantidade de tempo que gasta em casa uma delas. Existem diversos aplicativos online que podem ajudá-lo nesta missão.

O controle de tempo é um grande desafio dos empreendedores. Nesta etapa inicial é importante para que você tenha total noção dos seus afazeres e possa controlá-los. O mesmo vale para as atividades dos seus funcionários.

Não se arrisque

A área de contabilidade da empresa é o lugar onde não é permitido errar. Muitas vezes, economizar neste setor acaba gerando dores de cabeça futuras.

Seu contador é muito mais que um profissional que resolve as notas fiscais, ele trabalha lado a lado para fazer sua empresa crescer de acordo com suas expectativas.

Vamos falar sobre as suas metas? Entre em contato.