Networking para sua empresa: qual a relevância?

Não é quanta gente você conhece, mas quem você conhece. Veja a relevância networking para sua empresa.

Ter uma boa rede de contatos é essencial sim para todo empresário e para toda empresa. O networking para sua empresa pode ser uma grande porta para novos negócios e oportunidades. É também uma porta para boas contratações e retenção de talentos.

Mas não basta adicionar várias pessoas importantes no LinkedIn, é necessário gerar relacionamento. Ter um bom contato interpessoal com essas pessoas, fazer com que elas saibam quem é você. Mais do que isso: com que elas gostem de você e admirem a sua empresa. Muitas oportunidades de negócios instantâneas podem aparecer, muitas futuras também. Outro ponto importante é que você pode gerar uma boa relação com bons fornecedores, um ponto super positivo para a sua empresa.

Mas como manter contato com outros profissionais?

A quantidade de pessoas na sua rede de networking não é tão importante quando a qualidade dela. O networking para a sua empresa precisa ser cuidadosamente segmentado e filtrado. Quando participar de conferências e palestras, procure sair do seu circulo comum e conversar com novas pessoas. Conheça pessoas que podem trazer novas oportunidades para o seu negócio e construa uma boa relação. Uma boa maneira é se interessar pelo negócio de outras pessoas durante a conversa, ao invés de falar logo de início sobre o seu. Demonstrar interesse gera simpatia e mostra que se relacionar com você profissionalmente pode ser uma vantagem.

Depois do primeiro contato, é importante procurar manter se manter presente. Enviar lembretes de comemorações pessoais ou empresariais do seu contato, é uma maneira simpática de lembrar que você está ali. Ganhar a simpatia dessas pessoas pode ser uma grande porta para você quando for necessário. Demonstrar que está de portas abertas para ajudar também é importante.

O networking para sua empresa pode ser fundamental para o crescimento dela. Mas não apenas isso, pode ser um processo de construção de amizades motivada por interesses mútuos. Cultivando esses contatos, sua rede pode aumentar de maneira espontânea. As conversas podem render novos conteúdos, visões e opiniões para você e gerar uma boa imagem e referência sobre a sua empresa.

Com essas práticas, logo sua rede estará cheia de pessoas interessantes e contatos sólidos, tanto profissionais quanto pessoais!