Não cometa os mesmos erros que Eike Batista

Quem nunca ouviu falar no nome de Eike Batista? O empresário, que já foi um dos mais ricos do mundo, perdeu toda sua fortuna depois que gerou uma enorme crise financeira no mercado.  O fato ocorreu depois que a OGX (que é petroleira) divulgou a notícia de que iria suspender investimentos e ampliar ainda mais sua produção de petróleo no campo de Tubarão Sul.

Então evite cometer os mesmos erros que Eike Batista seguindo estas 4 dicas:

1. Otimismo demais pode atrapalhar.

É importante que todo empreendedor seja otimista, porém, se faz necessário avaliar os riscos e definir prazos para os resultados.

2. Acompanhe todo o controle de sua empresa.

O fluxo de caixa, por exemplo, deve ser acompanhado constantemente, assim como os controles financeiros. Já que é “o olho do dono que engorda a boiada”, não fique de olho na sua. Segundo Victor Ramacciotti, , gerente de gestão de risco da consultoria e auditoria BDO:

“Acompanhar os indicadores frequentemente, como metas de produção e de vendas e fluxo de caixa, é fundamental para a empresa se adaptar rapidamente a uma nova realidade de mercado e fazer projeções mais realistas.”

3. Leve os dados do mercado a série.

Contrate especialistas, fale com quem entende do assunto. Faça projeções para avaliar o futuro de sua empresa. Assim você descobre se pode expandir, mudar de estratégia, ou até mesmo de ramo.

4. Mantenha sua boa reputação.

Esta dica pode durar anos para ser concretizada, mas é preciso trabalhar para que terceiros falem bem de sua empresa e até mesmo de você. Para Ramacciotti:

”A confiança é importante nas relações comerciais e é conquistada quando a empresa entrega um produto ou serviço com a qualidade esperada e dentro do prazo, por exemplo”,

Analisar constantemente seu fluxo de caixa e as entradas e saídas também pode garantir a saúde financeira de sua empresa.

Quer entender mais sobre Planejamento Tributário? Acesse nosso e-book.