6 empresas gigantes que morreram por não inovar

A inovação deve fazer parte do dia a dia de cada empresa, afinal, quando você não inova, seu concorrente o faz. Então, mudança e aperfeiçoamento é fundamental para quem quer sobreviver em qualquer mercado. Veja os motivos de gigantes que morrera por não inovar dentro de suas empresas:

Blockbuster

Era comum nas últimas décadas alugar filmes para assistir no final de semana com a família, mas empresas de streaming por demanda acabaram mudando este tipo de consumo. Hoje, com serviços como Netflix e Net Now o usuário pode assistir o que quiser, quando quiser.

A gigante não quis comprar a Netflix e acabou falindo em 2013.

Kodak

A empresa já chegou a dominar 80% das vendas das câmeras e 90% dos filmes fotográficos em 1970. Mas na mesma década criou o que iria acabar de vez com a marca: a câmera digital. Prevendo que a câmera digital iria prejudicar as vendas das máquinas analógicas e filmes, a empresa decidiu engavetar a tecnologia, mesmo também sendo líder do mercado, por ser pioneira. Faliu em 2012 e, embora ainda existam alguns produtos, não é mais como antes.

Yahoo!

Em 2005 a empresa chegou a valer US$ 125 bilhões e era o maior portal da internet. O erro? Deixar de ser um portal de conteúdo e passar a ser um portal focado em mídia. A empresa, que já teve a oportunidade de comprar o Google por US$ 1 milhão, foi vendida por US$4,8 bilhões em 2008.

Xerox

A Xerox prova que inovação também é gestão. Seu time sensacional de profissionais criou diversas tecnologias que foram copiadas por grandes empresas, porém suas inovações não eram colocadas em mercado por seus gerentes. Um grande exemplo foi que Steve Jobs só elaborou a interface para seus computadores após fazer uma visita a fábrica da Xerox. A empresa perdeu diversas oportunidades e deixou que outras marcas lançassem seus produtos como computadores, impressão à laser, Ethernet, peer-to-peer, desktop, interfaces gráficas, mouse e muito mais.

Atari

A grande Atari criou a indústria dos videogames praticamente sozinha em 1980. Porém, sem investimento em inovação acabou falindo e hoje apenas existe para manter sua história viva.

Blackberry

A empresa que dominou mais de 50% do mercado americano de celulares, inventou o Smartphone  mas errou ao ignorar a tecnologia trazida pelo Iphone. Eles julgaram que o touch-screen não teria êxito devido a sua falta de segurança. Acabou perdendo mercado até falir.

 

Mas como posso inovar na minha empresa?

Bom, existem dois caminhos: ou você começa a conversar com startups ou cria programas internos de R&D (pesquisa e desenvolvimento). Assim você evita de perder mercado e ainda pode lançar produtos pioneiros em seu ramo.

Caso  precise tirar dúvidas sobre riscos em mudanças dentro da sua empresa, fale com a gente!