Marketing para empresas: por que é tão importante?

O marketing para empresas vai muito além do que só posts de facebook, anúncios impressos e e-mail marketing.

Muitas empresas não valorizam esse setor, mas na verdade ele é um dos mais importantes da empresa. O marketing, além de cuidar da comunicação, é quem fica de olho em tendências mercadológicas, consumo e comportamento do cliente. Ele também está sempre antenado na concorrência e nas novidades tecnológicas. Quando bem trabalhado, pode ser um grande aliado na sua empresa. Cuidar do marketing é o oxigênio da empresa que tem visão de longo prazo!

Para muitos empresários, o marketing para empresas não costuma ser considerado importante. E esse é o maior problema quando vivemos em um mundo globalizado e temos cada vez mais que lidar com concorrentes extremamente estratégicos e ávidos para roubar seu mercado. Além disso, a maior parte dos consumidores hoje estão cheios de informações sobre todos os tipos de produtos e serviços. O marketing cuida para que esses clientes fiquem sempre por perto.

Como o marketing pode ajudar a minha empresa?

  • Gerenciamento de comunicação: tanto a comunicação interna quanto externa. O marketing vai auxiliar com avisos internos e com a relação externa: seja produzindo comunicação ou auxiliando a agência de publicidade que atende sua empresa.
  • Satisfação de clientes: o marketing está sempre antenado em opiniões de clientes. Além de antenado, ele procura soluções para recuperar clientes e ganhar novos.
  • Cuida da imagem da empresa: o marketing está sempre cuidando da imagem e procurando manter a boa reputação da empresa.
  • Ações para o crescimento: é do marketing que devem surgir novas ações para alavancar vendas, solucionar problemas de sazonalidade e gerar novos contatos!

São muitas outras as vantagens do marketing. Mas para que ele funcione bem, é essencial que a empresa colabore. O marketing precisa ter acesso, a informações importantes da empresa, como por exemplo, saber a margem de lucro dos produtos, definição clara das vantagens e funcionalidades do produto, recursos que poderão ser realocados em campanhas mensais para que se monte um planejamento de longo prazo, deficiências dos concorrentes, deve entender como é feito o atendimento pós-venda, além de ter no mínimo algum recurso mensal para montar ações de comunicação.

Lembre-se: não existe marketing de graça. É um serviço cobrado e valioso e que pode te ajudar a vender cada vez mais. Investir numa boa equipe é essencial!