5 livros para empresários (que não são sobre empresas)

 Confira aqui 5 livros para empresários que não são sobre empresas.

1. A Arte da Persuasão, por James Borg

Sinopse: Você alguma vez já pensou em como seria conseguir que as pessoas façam tudo o que você quiser, sempre que você quiser? Todos conhecemos pessoas incrivelmente persuasivas. Com graça e sem o menor esforço, elas conseguem conquistar a nossa confiança, o nosso interesse e o nosso apoio. Será que é um dom com o qual nasceram? Será uma ilusão?

Por que é um dos livros para empresários: Esse livro vai muito mais do que apenas ensinar a ser persuasivo. Ele estimula a boa comunicação e a visão estratégia de situações. Essas são habilidades que podem facilitar a vida do empresário no dia a dia com equipes.

2. O Divergente Positivo: Liderança em Sustentabilidade, por Sara Parkin

Sinopse: Uma economia capaz de oferecer qualidade de vida com baixo consumo de carbono exigirá milhares de líderes excepcionais. Este livro é o primeiro a unir conhecimento em sustentabilidade com habilidades e ferramentas de liderança. É para ajudar você a se tornar um desses líderes. Nele, você encontrará tudo de que precisa para começar imediatamente e aumentar sua eficácia, mesmo num mundo que continua perversamente na direção oposta. Essa, afinal, é uma leitura essencial para aqueles que aspiram à liderança versada em sustentabilidade ou já a praticam. Bem como para todos que ensinam liderança e gestão.

Por que é um dos livros para empresários: Estimula a consciência de um negócio lucrativo, mas sustentável. Vai te fazer pensar sobre práticas na sua empresa que podem não estar tão de acordo com as coisas que você acredita serem certas.

3. Previsivelmente Irracional, por Dan Ariely

Sinopse: Você já se perguntou como acontece o seu processo de decisão? Entre tomar consciência do dilema, avaliar as alternativas e, enfim, fazer uma escolha, existem etapas irracionais que fogem da nossa percepção e podem ser determinantes para o modo como agimos. Neste livro, Dan Ariely destrincha como as situações do dia a dia influenciam e moldam as nossas decisões, explorando os conceitos de relatividade, oferta e demanda, precificação e economia comportamental.

Por que é um dos livros para empresários: Além de ser uma leitura divertida, esse livro discorre sobre o que influência a nossa tomada de decisão e nos faz refletir mais sobre os nossos métodos para isso.

4. O Andar do Bêbado – Como o Acaso Determina Nossas Vidas, por Leonard Mlodinow

Sinopse: A sorte sempre foi algo que entendemos bem até tentarmos explicar: seria o acaso, uma coincidência ou uma ação do destino? Poderia acontecer com você, mas com qualquer outro que estivesse na mesma hora e lugar que você? O que Leonard Mlodinow nos conta é que o acaso nada mais é do que uma série de padrões que fogem do nosso entendimento, vistos por nós como aleatórios.

Por que é um dos livros para empresários: A partir da argumentação matemática, o autor passa pela física, sociologia e psicologia para explicar o funcionamento e a previsibilidade do acaso. ntender o aleatório significa entender o mundo. E o jeito como a nossa vida é influenciada por ele.

5. Dar e Receber – Uma Abordagem Revolucionária sobre Sucesso, Generosidade e Influência, por Adam Grant

Sinopse: Por muito tempo, nós nos concentramos nas motivações individuais do sucesso: paixão, sorte, talento e muito trabalho. Adan Grant, entretanto, explica nesse livro que o sucesso é determinado pelo modo como você interage com as pessoas. Segundo o autor, nas interações profissionais podemos atuar como tomadores, compensadores ou doadores. Os tomadores se esforçam para extrair o máximo possível dos outros; os compensadores se empenham em promover trocas equilibradas; e os doadores são aquele tipo raro de indivíduo que ajuda os outros sem esperar nada em troca.

Por que é um dos livros para empresários: Esse livro fala muito sobre como usar a reciprocidade como ferramenta de crescimento. Você se inspira em ser alguém melhor, logo se torna um empresário e um líder melhor, com mais empatia e paciência para ouvir e resolver problemas do dia a dia.

 

Para ser um bom empresário, você não precisa ler livros apenas sobre esse tema. Melhorar como pessoa, é melhorar como empresário, pois um não vive sem o outro!