Melhore sua liderança de equipe: PEÇA FEEDBACK!

Pedir feedback é essencial para melhorar sua liderança de equipe.

Por quê é tão importante pedir feedback? 

É difícil para qualquer pessoa admitir que tem erros. Na liderança de equipe, é importante saber quando errou e admitir esse erro. É também importante saber onde e como melhorar, mas nem sempre você vai saber perceber sozinho. Procure sempre ter reuniões de equipe para pedir a opinião de todos.

Meus funcionários são os únicos que podem me ajudar?

Não! Você pode pedir para fornecedores, clientes, familiares. Qualquer pessoa que o veja em ação na hora da liderança pode ajudar você a perceber onde está errando.

Como devo agir em feedbacks negativos? 

Seja sempre educado, em primeiro lugar. Não assuste as pessoas, pois isso faz com que elas tenham medo de dar feedbacks futuros. Depois, distancie-se emocionalmente desse feedback e reflita sobre como pode melhorar. Lembre-se que ele não define você na sua liderança de equipe, apenas um contexto e situação em especial.

Devo absorver todo feedback sobre minha liderança de equipe?

Nem sempre. É necessário aprender a filtrar as informações. Muitas pessoas que tem problemas pessoais com você podem dar um feedback negativo apenas para te atingir. É necessário colocar a arrogância de lado para julgar, mas ter segurança sobre a sua liderança de equipe. O que difere um bom líder de um líder comum é a capacidade de transformar negatividade em produtividade.

Sua equipe depende todos os dias de você, mas ela pode ser mais do que dependente: pode te ajudar também. Ouça sempre com atenção elogios e críticas sobre sua liderança de equipe. Não seja arrogante e nem inseguro, é necessário um equilíbrio. Procure sempre agradecer, se desculpar e procurar corrigir seus erros da melhor maneira possível.

Lembre-se: suas ações refletem sempre significativamente na produtividade e felicidade da sua equipe