Liderança de equipe: 7 passos infalíveis.

Você sabe o que fazer (e o que não fazer) para manter uma boa liderança de equipe?

Confira 8 passos para manter uma boa liderança de equipe:

  1. Seja justo e verdadeiro com a sua equipe

Para manter uma boa liderança de equipe, é necessário ganhar a confiança de todos os envolvidos. Vestir máscaras de “bonzinho”ou “carrasco” afasta a confiança do líder. O esperado é que o líder seja sempre justo e honesto para resolver as situações que ocorrem no dia a dia da empresa.

2. Subestimar a sua equipe

Não veja seus funcionários apenas como subordinados. Eles são parte de um todo necessário para manter a sua empresa no caminho do sucesso. Quando se sentem úteis, o trabalho fica mais caprichado e a equipe mais motivada!

3. Não tenha preferidos

Motivar a sua equipe para, no final, promover ou beneficiar aqueles com quem possui maior afinidade pessoal não adianta. É necessário que todos os membros sintam-se igualmente importante

pexels-photo-164666

4.  Dedique tempo à sua equipe

Ter um tempo para avaliação e valorização do desempenho é importante. A equipe não pode sentir que o líder aparece apenas quando lhe é conveniente. É necessário que a equipe seja ouvida, valorizada e constantemente motivada. Assim como é necessário que o líder esteja presente para resolver problemas e erros que aparecem no dia a dia.

5. Dê autonomia

Uma das dificuldades de um líder é deixar que as tarefas delegadas sejam executadas com autonomia, mas é uma prática necessária. Não tente realizar todas as tarefas sozinho e confie na sua equipe.

6. Não rotule

Preguiçoso, lento, competente, incompetente, rápido… são rótulos desnecessários para a sua equipe que acabam gerando comodismo e limita o crescimento individual e coletivo da sua equipe.

7. Seja respeitado, não temido

A qualidade de trabalho será muito maior se você for um líder respeitado, ao invés de temido. Se a sua equipe tiver medo de você, não vão conseguir ter vontade de inovar, criar e fazer a sua empresa crescer, pois estarão ocupados demais com medo de fazer coisas que te aborreçam.

Siga os 7 passos para uma boa liderança de equipe e veja os resultados na sua empresa!