Inadimplência de clientes: como lidar?

A inadimplência pode ser solucionada de maneiras simples, rápidas e eficazes.

Existem vários motivos que enquadram a inadimplência de clientes. Dentro delas se encontram a sazonalidade e o fato dos clientes simplesmente esquecerem de pagar. Confira agora algumas maneiras de lidar com esse problema:

Seja sincero e transparente

Deixe claro quais são as condições de compra. Qual o preço à vista, parcelado, juros por atraso, formas de pagamento, etc. É importante que o cliente saiba quanto vai ter que pagar, assim ele pode se planejar. Se ele acabar tendo surpresas, pode se frustrar e não dar conta de pagar dentro do prazo.

Lembre seu cliente de pagar

Esse é um momento delicado. Seja gentil e procure não deixar essa aproximação ser invasiva. Muitos clientes apenas esquecem de pagar. Sendo assim, alguns dias antes do vencimento, lembre-o desse compromisso. Envie uma carta, um e-mail marketing, uma mensagem. E lembre-se: seja gentil e delicado. Ninguém gosta de cobranças.

Sazonalidades são importantes

Preste atenção em quais são as épocas de maior inadimplência. Em alguns meses do ano, os clientes podem estar mais apertados com contas. Nessas épocas, procure não oferecer crédito facilitado. É importante também conhecer o histórico de quem está comprando com você.

Facilite o pagamento 

Ofereça várias formas de pagamento, mas procure priorizar boletos e cartões. Você vai pagar uma pequena taxa por esses serviços, mas terá maior garantia de pagamento. A operadora financeira irá garantir que esse pagamento seja feito.

Ofereça prêmios 

Ofereça descontos, sorteios e premiações para quem pagar antes do prazo. Isso pode estimular seus clientes a manterem as contas em dia para concorrer a essas vantagens. Descontos são eficazes, pois ajuda o cliente a economizar e isso pesa na hora de decidir quais contas pagar primeiro.

É importante prevenir a inadimplência, pois é muito mais fácil e barato do que remediar.