Gestão de custos: um bom controle financeiro da empresa

Uma boa gestão de custos na sua empresa pode fazer a diferença

Como detalhar os custos do empreendimento?

É importante que o empresário tenha um conhecimento de gestão de custos. Mesmo que um terceiro faça essa gestão, ele precisa saber o que cobrar. Avaliar o que pode estar errado.

A primeira coisa a saber é que os custos podem se dividir em variáveis e fixos. Os fixos são aqueles gastos rotineiros, como pagamento de contas, fornecedores, funcionários, aluguel, etc. Os custos variáveis são os gastos para produzir ou comercializar o seu produto ou serviço, como por exemplo, os impostos sobre mercadoria e comissão de vendedores. É importante ter um registro de todos os gatos. Assim você consegue ver o que é desnecessário e o que pode receber mais atenção financeira. Dessa maneira você consegue conter gastos e aumentar a lucratividade.

O que é uma boa gestão de custos?

A gestão de custos vai, sem dúvidas afetar a empresa como um todo. Se for mal feita, pode afetar a produtividade, lucratividade e capacidade de novos investimentos. Pode, até mesmo, deixar a empresa no vermelho. Mas como saber se o controle está sendo bem feito?

Uma boa gestão de custos depende, principalmente, de organização e disciplina. Se sua equipe que faz a gestão de custos tiver tudo registrado, documentado, planilhas de controle de gastos e relatórios frequentes do que entra e do que sai, no que, sai e porque sai, já fica mais fácil analisar se uma boa gestão está sendo feita. É importante analisar cada um desses dados antes de tomar decisões financeiras. Investimentos, principalmente.

Sua empresa só tem a ganhar com a organização

Se sua empresa tem essa rotina saudável de gestão de custos, ela só tem a ganhar. Com organização, a tendência é que a empresa gaste cada vez menos e ganhe cada vez mais. Seus investimentos serão cada vez mais bem aplicados e seus custos cada vez melhores. Vale a pena investir numa boa equipe para a gestão de custos. Não economize com pessoas bem qualificada.