A professora que criou uma franquia de escola de gastronomia milionária

franquia de escola de gastronomia

Após o nascimento do primeiro filho, Lucilaine Lima se viu em um dilema: precisava voltar a trabalhar, porém se mantinha desmotivada com o emprego de professora de biologia e queria mais tempo com seu filho. Foi então que surgiu a ideia de empreender em casa, fazendo doces para vender. A decisão tomou forma e hoje se tornou a franquia de escola de gastronomia Instituto Gourmet. Com  cerca de 1.500 alunos e um objetivo de faturamento de 5 milhões até o final de 2017.

“Eu e meu marido nos casamos e eu não tinha de quem encomendar os bem-casados, então optei por fazer eu mesma. A partir daí decidi que faria doces para vender”, conta a empreendedora, que aprendeu a cozinhar sozinha e só depois dos 18 anos.

“Uma vez uma panela de pressão explodiu em casa e por isso minha mãe não me deixava chegar perto da cozinha. Então fui aprender a cozinhar só depois de adulta”, desabafa.

Lucilaine produziu os doces caseiros por sete anos, até que começaram os pedidos para ensinar as receitas. Como sempre gostou de lecionar, a bióloga aceitou o desafio e passou a dar aulas de culinária. 

“As pessoas me pediam para ensiná-las, e eu comecei a dar aulas na minha casa mesmo. Sempre gostei muito de lecionar”

O Instituto Gourmet nasceu em 2014, junto com o primeiro filho da empreendedora, já a ideia de franquia veio em 2017, com seu segundo filho.

O Instituto

A escola oferece desde cursos de culinária por hobby até profissionalizantes. Existem também aulas de confeitaria, técnicas e empreendedorismo.

Afim de que seus alunos aprendam com sua história, a empreendedora resolver ajudar:

“Procurei colocar nos cursos tudo o que vivi nos anos que atuei vendendo doces. A cada erro que cometi, inseri conteúdo nos cursos para que os alunos possam evitar cair nas mesmas falhas”

Dez meses após a abertura para franquia o Instituto Gourmet já possui 23 unidades, sendo 3 próprias. Antes da abertura para franchising a empresa faturou no último ano 1,8 milhões de reais. A expectativa atual é terminar 2017 com lucro de 5 milhões.

Quanto vale uma franquia? 250 mil reais.

Faturamento médio: 80 mil reais.

Lucratividade: de 25 a 35% do valor.

Retorno: de 18 a 24 meses.

 

Quer empreender mais? Fale com a gente!