Análise de concorrência: estratégias para evoluir

novas estratégias a partir da análise de concorrência

Fazer uma boa análise de concorrência facilita a identificação de falhas

em seu negócio, ajudando a se destacar no mercado. Outros fatores que também

contribuem para o destaque no cenário competitivo são o preço, qualidade, exposição

do produto e atendimento ao cliente.

Identificando o perfil dos concorrentes, a partir da análise de concorrência, fica mais fácil compreender quais melhorias são

necessárias no seu empreendimento e que estratégias devem ser tomadas para realizá-las.

Melhorando assim, as condições da sua empresa e seu posicionamento no mercado.

Aquele famoso clichê de que se pode aprender com os erros dos outros, se encaixa muito

bem no mercado de negócios. Ao observar as atitudes prejudiciais e ruins em empresas do

mesmo ramo, você pode se planejar e evitar que o mesmo ocorra com você ou sua empresa.

novas estratégias a partir da análise de concorrência

Inclua análise de concorrência em sua estratégia

Para isso, é necessário estar muito atento ao cenário atual, tentar sempre se diferenciar,

prestar atenção no que o seu consumidor tem a dizer, principalmente no que ele busca para 

se sentir satisfeito com o seu produto, trará vantagens para o seu empreendimento,

mantendo-o competitivo e próspero.

Existem dois tipos de concorrência, a direta e a indireta. A concorrência direta ocorre quando

um negócio oferece o mesmo produto que o outro, com o objetivo de atingir o mesmo nicho de

mercado. Já a indireta é quando empreendimentos possuem produtos semelhantes a da outra

empresa e tem como objetivo atingir o mesmo consumidor.

Para fazer análise de concorrência é necessário seguir alguns passos:

– Identificar os pontos de venda que oferecem produtos similares;

– Definir os pontos fracos e fortes da empresa que comercializa os mesmos produtos;

– Identificar as oportunidades e ameaças do negócio;

– Promover ações que favoreçam o posicionamento do produto no mercado.

Após essa análise o empreendedor passa para o próximo passo: fortalecer o negócio. Para isso,

é necessário verificar práticas que dão certo durante a comercialização e divulgação do produto.

Selecionamos algumas dicas que podem ajudar qualquer empreendimento a se fortalecer:

novas estratégias a partir da análise de concorrência

Investir no produto: essencial para o alcance do lucro e a satisfação do consumidor. Adotar

estratégias para destacar o produto contribui para melhores resultados.

Contar com uma boa infraestrutura: identificar o melhor ponto comercial para alcançar o

público-alvo, levando em conta benefícios e facilidades de acesso proporcionadas a

consumidores, a exemplo de estacionamento e elevadores. É valido também considerar

o visual do estabelecimento.

Apostar em novas formas de pagamento: apresentar flexibilidade no pagamento e opções

variadas de parcelamento da compra.

Atendimento diferenciado: todo cliente quer ser bem atendido e suprir as suas expectativas

ao comprar. Manter uma equipe capacitada, confiante e que transmita a identidade da

empresa.

Divulgação: existem várias opções de mídia para comunicar os benefícios do produto e

torná-lo conhecido. Atualmente, o uso das mídias sociais tem ajudado muito na divulgação

dos negócios.

Precisa de ajuda na área financeira? Fale com a gente! Tiramos suas dúvidas e fornecemos uma primeira análise gratuita de seus problemas:

botao-faleconosco