Está desempregado e quer empreender em 2017? Conheça melhor o Simples Nacional.

A onda de desemprego em 2016 foi bem grande por todo país, o que fez muitos repensarem os rumos de suas carreiras profissionais. E diversas pessoas que já tinham vontade de empreender, criaram coragem ao receber o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em mãos.

Caso você abra um pequena fábrica, por exemplo, provavelmente acabe não se enquadrando mais como MEI (Micro Empreendedor Individual) e entrará para o regime do Simples Nacional. Isto varia de acordo com sua arrecadação anual. Consulte nossos contadores antes de começar e pague menos impostos.

Quais as facilidades do Simples Nacional?

O Simples Nacional (ou Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) veio para ajudar o micro-empreendedor. Sua arrecadação tributária traz dois grandes benefícios: alíquotas mais baixas e administração da agenda tributária simplificada.

Primeiramente, é importante saber que para se encaixar no regime do Simples Nacional é preciso ter lucro entre R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais).

Quais são os impostos pagos no Simples Nacional? 

Os impostos do Simples Nacional são pagos com apenas uma guia de recolhimento. São eles:

• Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ;

• Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI;

• Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL,

• Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – COFINS,

• Contribuição para o PIS/PASEP;

• Contribuição Patronal Previdenciária – CPP;

• Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal – ICMS;

• Imposto sobre Serviços de Qualquer natureza – ISS.

A solicitação do enquadramento no Simples Nacional pode ser feito no próprio site da Receita Federal. Nós da Escrilex podemos ajudar você em todo este processo, informando alíquotas relacionadas a sua receita anual bruta e fazendo todo seu planejamento tributário. Entre em contato conosco para abrir sua empresa!