Dicas para tirar sua empresa da crise

Entrar no vermelho não é muito legal, mas existem alternativas para tirar sua empresa da crise.

  • Saiba quais são suas dívidas

Reconheça suas dívidas, separe cada uma delas e saiba o valor total do que você deve. Anote o que você deve a cada fornecedor e ao Governo. Você está lidando com uma crise, mas pode resolve-la com organização.

  • Saiba quais são suas prioridades

Liste suas dívidas em ordem de prioridade. Os critérios para estabelecer essas prioridades são objetivos: o custo da dívida, a interrupção do serviço por parte de fornecedores estratégicos, as penalidades associadas às dívidas em atraso – como execução de garantias, risco de execução judicial ou extrajudicial –, a perda de crédito junto aos bancos e/ou agentes financeiros não bancários, como as factorings, etc.

  • Saiba negociar

É importante que você quite cada uma de suas dívidas. Mas o poder de negociação, principalmente com fornecedores, pode te ajudar a pagar menos. Em uma dívida o desconto pode parecer pequeno, mas no final em todas faz a diferença.

  • Estabeleça condições possíveis de pagamentos

Ao negociar, estabeleça condições reais de pagamento para você. A crise é forte, mas não entre em desespero. Negociar prazos impossíveis de serem cumpridos só piora a situação. Mantenha a calma e negocie de uma maneira que fique bom para você e para quem você deve.

  • Honre com o que combinou 

Principalmente com fornecedores. Dever não é o problema, mas a partir da negociação, honre tudo o que prometeu. É essencial que você seja bem quisto para manter bons fornecedores com você.

  • Identifique os erros

Como sua empresa entrou em crise? Onde você errou e como pode evitar que aconteça novamente? Essa análise é importante para você perceber o que pode melhorar e como fazer sua empresa sair da crise e crescer.

  • Não deixe de planejar

Ter planos é essencial para não cair em crise novamente. Procure ter um controle de metas, objetivos e faça coisas possíveis que caibam no bolso da sua empresa.