Gestão de Pessoas: 8 dicas infalíveis

Gerir é possuir a visão sistêmica do ambiente organizacional. Otimize sua gestão de pessoas!

Muitas alegrias e dores de cabeça lhe aguardam quando você se sentar na cadeira do gestor de pessoas. “Empresas são resultados de pessoas”. A gestão de pessoas é um dos principais departamentos de uma empresa, pois é nela que se gere o bem maior de uma organização: o capital humano.

Veja dicas de como executar um dos cargos que requerem mais jogo de cintura e bom senso dentro de uma empresa.

1- Utilize o contrato de experiência de 90 dias. Você conseguirá medir o desempenho e a produtividade do funcionário, conseguirá determinar se ele é a pessoa certa para sua equipe/organização e poderá estabelecer claramente as metas e o fluxo ideal de trabalho.
E saiba os pontos fracos e fortes das pessoas que trabalham com você. Assim, poderá atribuir tarefas específicas de acordo com as habilidades de cada um e elevar o desempenho do time como um todo.

2- Mantenha uma espécie de “diário de funcionários” para anotar o desempenho e problemas que por ventura um funcionário cause.
Anote também a satisfação dos clientes pelo bom atendimento bem como outros pontos importantes. Isso ajudará em decisões como demitir um funcionário e aumentar comissões, salário ou bonificações. Tenha confiança nos seus funcionários: ter fé no trabalho da sua equipe é fundamental. A confiança faz com que as habilidades e talentos apareçam.

3- Estimule a participação: essa postura fará com que ideias inovadoras surjam e problemas possam ser resolvidos mais facilmente. Premie as melhores ideias com um vale-presente ou um convite para um almoço especial, por exemplo, para aumentar o engajamento. Realize avaliações de desempenho com toda a equipe. Peça-lhes para definir metas e revise essas metas mensalmente ou trimestralmente. O ideal é estabelecer metas de curto prazo no intuito de manter o foco nos objetivos do negócio.

Quer saber mais? Clique aqui e baixe o e-book para saber mais dicas sobre Gestão de Pessoas na sua empresa!