SCALE-UPS: AS EMPRESAS QUE MAIS CRESCEM NO PAÍS

A Endeavor e a Neoway acabam de lançar um estudo inédito que desmistifica

as empresas que mais crescem no país, mais conhecidas como “Scale-ups”.

Estas são as principais características das empresas que mais crescem no Brasil:

 

1. Scale-ups são empresas grandes enquanto pequenas

Sabe aquela história de que todo mundo um dia foi pequeno? As Scale-ups são

justamente as empresas que estão mudando de faixa, se tornando grandes (apenas

8% delas têm mais de 250 funcionários). A maioria das Scale-ups são pequenos e

médios negócios (PMEs) e que estão só começando!


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2. Scale-ups não são start-ups

Uma Scale-up tem em média 14 anos. A maiorias das empresas com crescimento

acelerado têm mais de 5 anos de história. Então a dica é, se você está começando um

negócio agora, sonhe grande, mas saiba que vai precisar trabalhar muito para chegar

lá,e possivelmente até demore um pouco.

3. Existem Scale-ups por toda a extensão do nosso país.

Mais da metade do total de municípios brasileiros é sede de Scale-ups (2.806 cidades),

inclusive o Oiapoque (AP) e o Chui (RS). Quase 60% dessas empresas estão em cidades

com menos de 500 mil habitantes. Ou seja, antes de se mudar para uma grande cidade

achando que só isso vai transformar a sua empresa, pense se não é mais importante

criar um produto ou serviço melhor, que tenha clientes em todo o país.

4. O Mark Zuckerberg é exceção

Histórias como a dele, que largou a faculdade e aos 23 anos criou uma empresa

bilionária, são a exceção da exceção. Os jovens de até 28 anos representam uma pequena

parcela dos empreendedores à frente de Scale-ups no Brasil. A idade média de um

empreendedor de alto crescimento, na verdade, é muito mais alta: 47 anos.

5. Ter patente não é garantia de crescimento

A grande maioria das Scale-ups brasileiras também não depende de patentes para crescer:

só 139 delas têm essa proteção. Esse tipo de diferencial no Brasil é coisa de gente grande.

Apenas 2.264 dos CNPJS do país têm patentes, sendo que, em média, essas empresas têm

1.326 funcionários, quase 100 vezes mais que a média geral.

6. Homens ainda são a maioria

Seis em cada dez dos empreendedores brasileiros são homens. Nas Scale-ups, essa relação

é ainda maior: quase 70% dos líderes das empresas que mais crescem são homens. Isso não

significa que mulheres não tenham capacidade de criar empresas de alto impacto, prova

disso é que existem milhares delas!

7. Você também não precisa criar um aplicativo ou e-commerce para crescer

As Scale-ups estão distribuídas em todos os setores da economia. A indústria digital, ao contrário

do que muitos acreditam, concentra apenas 1% de todas as Scale-ups do Brasil. A líder da lista é o

varejo, seguido da construção civil. Apesar disso, quando olhamos para a densidade de Scale-ups

por setor, a indústria digital sobe para 3º lugar, logo atrás de serviços administrativos e

construção civil , setor com a maior proporção.

8. Ter com quem compartilhar o sonho ajuda a crescer

Um dos maiores desafios dos empreendedores é a falta de alguém para dividir as dores e vitórias

do dia a dia. Sócios se ajudam justamente nisso, para levar o negócio mais longe.

O número de sócios de uma empresa no Brasil é, em média, 1,18. Quando nos referimos para

Scale-ups, esse número sobe para 2,32 sócios, o dobro.

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Mas o mais importante é que, além de todas essas características, Scale-ups são empresas em que

os empreendedores botam a barriga no balcão, trabalhando todos os dias para alcançar um sonho

grande. Com as suas empresas, eles querem fazer a diferença em um mercado, em uma cidade,

para o Brasil. E estão fazendo!