Conheça a regra das 5h usada pelos maiores empreendedores do mundo

As pessoas mais bem sucedidas do planeta são também as com maior probabilidade de dedicar uma hora por dia à leitura e à aprendizagem.

Você acabou de chegar em casa de um dia exaustivo no trabalho. Está com fome e cansado, querendo apenas silêncio e calmaria para recuperar o fôlego. Depois de pegar algo para comer vai para a frente da tv e procura um novo seriado para assistir. Esta atitude é excelente quando feita ocasionalmente, afinal, todos nós precisamos nos desligar e relaxar de vez em quando. Porém, quando feito diariamente pode não ser um hábito saudável. As pessoas mais bem sucedidas do mundo gastam seu tempo livre APRENDENDO.

Não é exatamente uma novidade. Durante seu estudo de cinco anos com mais de 200 dos maiores empreendedores milionários do mundo , Thomas Corley descobriu que eles não assistem TV. Em vez disso, 86% afirmaram que têm o hábito de ler (não apenas por diversão), e 63% indicaram que escutam audiolivros durante o trajeto matinal até o trabalho.

O especialista em produtividade Choncé Maddox escreveu:
“Não é segredo que pessoas de sucesso leiam. Dizem que o milionário médio lê dois ou mais livros por mês. ”Como tal, ela sugere que todos“ leiam blogs, sites de notícias, ficção e não-ficção durante o tempo de inatividade para que você possa absorver mais conhecimento”.
Então vá. Ouça audiobooks ou podcasts.

Talvez você esteja pensando “quem realmente tem tempo para sentar e ler?”. Entre trabalho e família, é quase impossível encontrar tempo livre. Mas se Barack Obama conseguia encontrar um horário de leitura enquanto estava na Casa Branca, que desculpa você tem? Ele até citou livros que foram importantes para sobreviver à sua presidência.

E não foi apenas o ex presidente Obama o único líder a creditar seu sucesso à leitura. Bill Gates , Warren Buffett , Oprah Winfrey , Elon Musk  e Mark Cuban são todos leitores vorazes. Como disse Gates ao The New York Times

“A leitura é uma das principais maneiras pelas quais eu aprendo desde a infância”.

Então, como eles encontram tempo para ler diariamente? Foi aí que entrou a regra das cinco horas.

A regra das cinco horas.

A regra de cinco horas foi inventada por Michael Simmons, fundador da Empact . O conceito é incrivelmente simples: não importa o quão ocupados sejam as pessoas bem-sucedidas, elas sempre reservam pelo menos uma hora por dia (ou cinco horas por semana) para a aprendizagem. Não é nada impossível, né?

A regra dentro da regra.

Ainda na regra das cinco horas, existem 3 atividades a serem exercidas, são elas:

Leia:  Milionários leem entre uma e três horas por dia. Elon Musk aprendeu a construir foguetes, antes de criar a SpaceX, lendo. Além de expandir o seu conhecimento, Jack Ma, co-fundador da Alibaba (um site como o Aliexpress), diz que

“A leitura pode dar-lhe uma boa vantagem inicial, muitas vezes isso é que os seus colegas não conseguem ter. Em comparação com os outros, os leitores são mais propensos a conhecer outras estratégias e táticas da indústria. ”

Mesmo que você não consiga dedicar uma hora ou mais de leitura todos os dias, comece com 20 a 30 minutos. Tenha sempre um livro contigo e aproveite momentos de espera, por exemplo, ou escute audiolivros durante os exercícios e deslocamentos.

Reflita:  Além de ler, a regra de cinco horas inclui refletir e pensar. Isso pode ser feito apenas olhando para a parede ou anotando seus pensamentos. Jack Dorsey e o CEO do LinkedIn, usa muito esta prática.

Concentrar-se no passado lhe dá a chance de aprender com os erros que cometeu, além de avaliar o que você fez corretamente. O descanso mental e a reflexão melhoram o aprendizado.

Experimente:  Hoje temos o Gmail porque o Google permitiu que os funcionários experimentassem novas ideias.

A razão pela qual os experimentos são tão úteis é porque você tem fatos, não suposições. As experiências mostram o que está funcionando. É possível aprender com seus erros e tem feedback de outras pessoas.

Aplique o que aprendeu nos livros na vida real.

Quando você faz do aprender um hábito, acaba tendo mais sucesso e produtividade na vida. Em vez de pensar em uma obrigação diária, pense pelo lado de que todos os dias estará investindo no seu crescimento e de sua empresa.