Conheça 5 das maiores empresas inovadoras do mundo

Quem são essas empresas inovadoras e por que se inspirar nessas empresas pode ser positivo para o seu negócio.

Nike:

Maior fabricante mundial de artigos esportivos, a Nike foi pioneira no movimento de terceirização da produção, que acabou por se tornar um padrão global. Sem fábricas próprias, a empresa passou a se concentrar na inteligência de marketing, design e inovação. A Nike gerou um valor para a marca mundialmente com o investimento em marketing, design e inovação e conseguiu se destacar de suas concorrentes. Tecnologia também faz parte de um dos principais investimentos dessa marca.

Uber:

A Uber identificou um mercado com clientes insatisfeitos e resolveu o problema. Surgiu em Paris, quando os fundadores não conseguiram encontrar um taxi. Sentiram a necessidade de um serviço particular com apenas um toque no celular. No Brasil, apesar de toda a resistência por parte de alguns estados, foi um sucesso. Isso aconteceu porque havia um monopólio de transporte particular, onde o preço estava cada vez mais alto e o serviço com a qualidade cada vez menor.

Netflix:

Netflix é uma provedora global de filmes e séries de televisão via streaming, atualmente com mais de 80 milhões de assinantes. Fundada em 1997 nos Estados Unidos, a empresa surgiu como um serviço de entrega de DVDs pelo correio. É mais um caso de identificação de necessidade x oferecer o produto certo.

Apple:

Percursora dos computadores para uso pessoal, a Apple inova desde que foi fundada. A principal lição com a Apple é usar criatividade, inovação e tecnologia como diferencial competitivo. Ela se tornou uma das maiores marcas do mundo e é objeto de desejo dos consumidores. Não é barato, mas faz quem tem se sentir especial.

Facebook:

Fundado como uma rede social universitária, o Facebook não para de inovar. Mesmo sendo uma empresa enorme, ainda age como startup. A rede está sempre procurando motivar seus usuários a continuar utilizando. Muda os algoritmos constantemente para aperfeiçoar a experiência do usuário. Além disso, consegue monetizar com anúncios para fanpages de empresas.

A principal lição de cada uma dessas empresas é: todas elas conhecem o mercado em que estão inseridas. Cada uma delas identificou um problema e ofereceu uma solução. Cada uma delas se tornou indispensável para quem as consome. Qual é a importância da sua empresa para os seus consumidores?