Conflitos na empresa: como acabar com eles?

Conflitos são gerados por opiniões diferentes em cima do mesmo problema. Como lidar com os conflitos entre os na empresa?

É normal conflitos na empresa aconteçam. Alguns podem não estar num bom dia, outros impõem a opinião de maneira agressiva. É o seu papel, como líder, tentar amenizar o máximo possível. Para isso, separamos algumas dicas:

Tenha empatia 

É importante que os dois lados se sintam ouvidos e compreendidos. Assim, nenhum dos lados vai se sentir menor. É importante que você procure entender o que houve, para ambos os lados, para saber qual a raiz do problema. Só assim você vai conseguir achar uma solução para esse conflito.

Seja imparcial 

Independente de qual seja sua opinião dentro do conflito, seja imparcial perante as pessoas envolvidas. A decisão você vai tomar por conta em outro momento. Essa é a hora de ser justo, ouvir e procurar entender todos os lados.

Se mantenha no controle

Muitos conflitos na empresa podem sair de controle e se tornarem intensos demais. Esse tipo de conflito pode acabar afetando toda a equipe, mas é importante que você se mantenha calmo. Ser racional nesse momento é essencial para resolver a situação. Além disso, as pessoas tendem a respeitar quem está mais calmo e racional no meio da situação. O controle precisa estar com você, que é o líder.

Estimule a resolução 

As pessoas envolvidas fazem parte da mesma empresa, e muitas vezes da mesma equipe. São pessoas que vão conviver e conflitos internos podem afetar a produtividade. Estimule o diálogo entre as partes. Faça com que todos coloquem suas opiniões, de maneira respeitosa e controlada por você.

Saiba o que fazer em casos extremos

Se, depois de todas as tentativas, nada for resolvido, você precisa tomar uma decisão. Entenda a raiz do problema e veja quem está impedindo que seja solucionado. Se a pessoa tiver um histórico de conflitos, alguma mudança precisa ser feita. Às vezes ela não se encaixa com o perfil da equipe onde está inserida. Ou não está num cargo que seja adequado. É necessário analisar e tomar uma decisão para solucionar esse problema.

O importante é não deixar que conflitos na empresa afetem a produtividade da sua equipe!