Concorrência: como lidar sem estresse?

Por mais inovador que seu negócio seja, ele sempre vai ter alguém com quem brigar pelo mercado. Entenda aqui como não ter dores de cabeça com concorrência!

Saiba com quem você está lidando

Analise cuidadosamente todos os seus concorrentes. Saiba com quem você está lidando. Entenda tudo o que puder sobre a sua concorrência. Isso inclui sobre cada empresa, perfil, preço, produto, praça. Qual o histórico de comunicação, quem está liderando seu mercado. Qual é mais inovador e por quê. Concentre essa análise em pontos como presença on-line, produtos, serviços e tempo de existência. Esse é o passo inicial para definir quais serão os seus diferenciais.

Não faça guerras de preço

Promoções para se destacar é uma coisa. Desvalorizar seu produto é outra. Se o seu concorrente deixar o preço baixo demais, tente se destacar de outra maneira. Baixar demais o preço é prejudicial tanto para o seu caixa quanto para o que você está vendendo. Pode fazer as pessoas desconfiarem que tem algo errado com a sua empresa.

Aprenda com quem já passou por isso

Estude casos de empresas de sucesso. Veja como elas superaram crises e concorrências desleais. Entenda também casos de empresas que foram a falência, assim você aprende com o erro de outras pessoas e evita cometer os mesmos.

Seja ético SEMPRE! 

Entenda que, assim como você, seus concorrentes também estão procurando crescer. E apesar de serem concorrentes, podem acabar virando parceiros um dia. É importante manter sua ética sempre intacta, sua imagem é mais valiosa do que você imagina!

Fique atento

É essencial manter sua ética, mas fique atento com concorrências desleais. Não combata na mesma moeda, procure sempre destacar as suas vantagens. Você deve saber manter uma postura ética quando for combater esse tipo de atitude.

Analise sua concorrência num ponto de vista racional: vocês são concorrentes, não gladiadores.