Como ser uma empresa inovadora

A cultura da inovação nas empresas tem sido cada vez maior e mais eficiente

O tema de “cultura da inovação” tem sido cada vez mais discutido. Muito se diz sobre ser uma empresa inovadora em todos os processos. Mas como inserir essa cultura dentro de outra cultura já formada? Como incentivar tantos funcionários a entrarem num processo de inovação? Como ser uma empresa inovadora pode ajudar?

A inovação e criatividade estão sempre relacionados a coisas físicas, produtos. Mas servem para muito mais do que isso. Qualquer processo dentro da empresa pode ser otimizado com criatividade e inovação. Vale para sua gestão de pessoas, financeira, produção, distribuição, etc. E cada um dos funcionários da sua empresa pode ajudar. Mas como incentivar isso dentro da sua empresa?

Antes de tudo, você precisa pensar no ambiente. Inovações não saem de lugares com pessoas engessadas e cheias de medo de se expressar. Uma empresa inovadora precisa gerenciar muitos fatores. Dentro deles, competências, aspectos comportamentais, ambientes, processos, recursos e estratégias. É um desafio que exige atenção e abordagens, estratégias e planos.

Existem alguns aspectos por onde você pode começar quando quiser se tornar uma empresa inovadora:

  • Comportamento: deve ser apreciativo e aberto, sem medos. É uma base para que qualquer ideia possa ser criada, compartilhada e analisada.
  • Regras: Direitos e deveres que fazem parte da empresa. É o que define, sem inibir, o quanto seus funcionários podem gerar ideias, compartilhar, comparar, pesquisar. O horário de trabalho, acesso a redes sociais, etc.
  • Ambientes: ter ambientes agradáveis, confortáveis. Ter espaços de descanso descontração. Um ambiente de trabalho livre de negatividade. São todos fatores que podem gerar energia e motivação para a inovação e criação.
  • Visão: uma cultura de inovação exige vetores inteligentes e coerentes. É essencial que a empresa tenha metas e estratégias. Sem isso, toda a criatividade fica sem um propósito.
  • Procedimentos: os processos são importantes para dar continuidade ao processo criativo. Você precisa de recursos humanos e financeiros suficientes para por em prática as ideias que surgirem dentro da sua empresa. E para manter o estímulo também.

Dentro de todos esses passos, é importante lembrar que, como qualquer cultura, leva um tempo para que a equipe se acostume. É um trabalho e um processo diário, que exige tempo e paciência.