7 pontos importantes para deixar seu home office mais produtivo

Todo mundo fala que fazer home office é muito difícil. É necessário um policiamento ainda maior para não se ocupar com todas as outras coisas da casa. Fato é que existem pequenos pontos de atenção que devem ser levador em conta para que o seu rendimento seja maior ao trabalhar em casa, porém muitos empresários acabam negligenciando a criação de um ambiente que facilite a produtividade.

De mesas desordenadas a teclados desconfortáveis, até mesmo os menores fatores podem ter um grande impacto em um escritório doméstico. As condições de trabalho negativas prejudicam a concentração, diminuem a satisfação no trabalho e limitam a produtividade. Felizmente, alguns pequenos ajustes podem transformar um espaço limitador em um energizante e inspirador. Aqui estão algumas idéias para serem colocadas em prática:

Invista em sua cadeira.

Evite dores na lombar. Este desconforto repetido pode, muito provavelmente, ser derivado da má postura. Uma cadeira antiga e mal projetada pode ajudar a agravar este quadro. Vale ressaltar que qualquer tipo de dor acaba baixando consideravelmente sua produtividade.

O lugar ao qual você irá se acomodar precisa ser aconchegante e, principalmente, ergonômico. Procure a cadeira mais confortável para você. Faça testes, pesquise. Não é um detalhe, é essencial para o seu foco no trabalho.

Que haja luz.

A luz do teto do seu ventilador de teto não é suficiente. Para evitar o cansaço visual, implemente alguma iluminação de polarização em seu escritório. Se não quiser colocar luzes na parte de trás do monitor, coloque uma lâmpada na mesa atrás do monitor. Isso vai iluminar a sala e ajudar a evitar a fadiga visual.

Não se esqueça da luz natural também. Configure sua mesa perpendicular a uma janela para que possa deixar entrar a luz do sol sem ofuscar sua tela.

Aumente a música (ou desligue o som).

Algumas pessoas preferem trabalhar em silêncio total. Outros gostam de ouvir música enquanto trabalham. Mesmo se você for do primeiro grupo, ainda deve contabilizar o impacto que o som tem na sua produtividade.

Se preferir trabalhar com música, invista em um bom par de fones de ouvido com cancelamento de ruído. Isso não apenas melhora a qualidade do som das suas listas de reprodução favoritas , mas também abafa os ruídos de fundo que causam distração.

Invista no verde.

Nós humanos passamos milhares de anos na natureza antes de criarmos casas e edifícios. Agora que estamos dentro deles, sentimos falta do verde do ar livre – e nossa produtividade sofre por isso.

Segundo algumas estimativas , adicionar plantas ao seu escritório pode aumentar sua produtividade em até 15%. Não precisa ser um jardineiro para cuidar de algumas plantinhas. Suculentas, por exemplo, requerem pouca manutenção e oferecem os mesmos benefícios mentais de plantas maiores e mais exigentes. Se você ainda estiver intimidado, peça ajuda à sua loja de jardinagem local para escolher a melhor opção.

Mantenha o local arrumado.

É ok ser meio desorganizado. Porém, é comum se tornar menos eficiente, mais frustrado e menos persistente em um ambiente desarrumado. Então, não deixe que a bagunça tome conta do seu local de trabalho.

Não estamos falando que seja preciso arrumar sua cama todas as manhãs, mas invista alguns minutos organizando sua própria mesa de trabalho. E também não precisa lutar contra suas próprias manias, se você deixar todas as suas canetas à sua direita, coloque uma xícara de caneta daquele lado.

Retire também todo resto de comida e embalagens acumuladas com o tempo em cima da mesa. Pegue uma pequena lixeira e organize tudo regularmente.

Dê um toque pessoal.

Itens pessoais transformam seu escritório em sua casa e sua casa em seu escritório. Fotos com a família e amigos, lembranças de férias e algumas decorações de parede de bom gosto podem tornar um espaço abafado mais confortável.

Evite itens que se movam ou façam ruído, como quadros de imagem digital ou relógios com tique alto. Eles podem ser divertidos no começo, mas facilmente se tornar perturbadores ou irritantes ao longo do tempo.

Torne seu espaço de trabalho distinto.

Não importa o quão apertada seja sua casa, separe seu escritório do resto dos cômodos. Trabalhar no sofá pode ser divertido por algumas horas, mas se você não separar fisicamente o trabalho do lazer, terá dificuldades em separar os dois mentalmente também.

Remova itens de lazer, como livros e filmes, da sua mesa de trabalho. Se possível, mova ela para uma área mais isolada da casa.

No final, o seu escritório em casa deve refletir sua personalidade.

Experimente coisas novas, arranjos diferentes do ambiente e ajuste seu espaço para encontrar um equilíbrio confortável entre o profissional e seu estilo pessoal.