Liderança de empresas: os 7 maiores mitos

Existem falsas regras sobre liderança. Descubra aqui os 7 maiores mitos sobre liderança de empresas

A motivação de equipes e a boa liderança garante a retenção de talentos e uma equipe produtiva. É essencial ter uma boa produtividade para o crescimento contínuo da empresa. Confira aqui 7 mitos sobre a liderança de empresas:

  • Liderança faz parte da personalidade
    Com certeza você já ouviu que tal pessoa tem perfil de liderança. Algumas pessoas, de fato, tem uma facilidade maior para liderar. Mas uma boa liderança é fruto de muito estudo, trabalho duro e desenvolvimento, não é algo que nasce com alguém. Qualquer pessoa chegar na liderança de empresas, contanto que se esforce para isso.
  • Líderes são sempre chefes
    Nem sempre. Um bom chefe é, com certeza, um bom líder. Mas um bom líder nem sempre é o chefe. Ser chefe atribui apenas competências hierárquicas. Ser um líder requer bom relacionamento com os funcionários. Tem que saber como lidar com as situações do dia a dia sem frustrar a equipe por excessos.
  • Introvertidos não tem capacidade de liderança
    Mito. Bill Gates é um dos maiores líderes e empresários do mundo e é introvertido. Como ele mesmo diz, pessoas introvertidas tem a capacidade de ouvir e de serem pacientes quanto a reclamações. Essas são qualidades essenciais para se firmar como um líder de uma empresa.

Os líderes devem evitar conflitos

Fugir de conflitos não o torna um bom líder, mas a maneira como encara e lida com eles sim. A liderança de empresas exige a capacidade de lidar com problemas e saber tomar decisões rápidas. Resolver conflitos faz parte dessas competências.

  • Livros podem me tornar um líder
    Livros ajudam, assim como qualquer teoria em qualquer área. Mas a prática é essencial para aprimorar e ser, de fato, um bom líder. É essencial conhecer bem o grupo a ser liderado e perceber o que precisa fazer para influenciar os membros.
  • Os homens são melhores líderes do que as mulheres
    Não existe. Como dito anteriormente, a liderança depende de estudo, prática e trabalho duro. O gênero nada tem a ver com a sua qualidade de liderança.
  • Não podem existir dois líderes na mesma organização
    Mito! Líderes em harmonia são sempre muito bem vindos. As tarefas podem ser divididas e a equipe pode acabar tendo um desempenho muito melhor do que teria com apenas 1.

E aí, sua empresa tem bons líderes? E você, tem tido uma boa liderança para empresas? Reveja seus hábitos de liderança e aumente a produtividade!