7 maneiras de identificar oportunidades de negócios reais e lucrativos

O empreendedorismo está em ascensão, são milhares de pessoas criando novas empresas todos os dias no Brasil. Claro, uma coisa é começar seu próprio negócio, outra coisa totalmente diferente é ganhar dinheiro com isso.

Então, como saber se sua ideia de negócio é realmente lucrativa? Preste atenção, as sete dicas a seguir ajudarão você a estar mais bem preparado para identificar oportunidades de negócios e ganhar dinheiro em um futuro não tão distante.

1. As pessoas estão pagando por outros produtos semelhantes.

Uma maneira simples de avaliar se sua empresa tem potencial de comercialização é descobrir o que as pessoas já estão comprando. O Google Trends é um excelente recurso para descobrir quais tópicos e produtos estão sendo buscados pelos usuários.

Examinar tendências pode te ajudar a longo prazo a encontrar insights claros sobre oque gera interesse no seu nicho, e se insto está aumentando ou diminuindo. Quanto mais pesquisa de mercado realizar, mais fácil será identificar seu público-alvo.

2. Seu produto resolve um problema real.

Empresas bem-sucedidas e escalonáveis ​​tentam resolver um problema que os consumidores enfrentam diariamente. Quanto mais presente o problema estiver na vida de seus clientes, mais vital será sua solução. 

3. Teste o mercado.

Talvez você não consiga fazer isso trabalhando todos os dias das 9h às 18h, mas pode ser que seu horário fora do trabalho te dê muito mais respostas. Você pode começar colocando produtos no Mercado Livre, ou no Etsy para testar sua procura, por exemplo, além de descobrir qual a real expectativa do consumidor.

4. Entenda seus custos.

Alguns negócio exigem muito mais esforço financeiro para andarem do que outros. Um blogueiro freelancer que trabalhe em casa não terá quase o mesmo tipo de despesas gerais que um fabricante de móveis personalizados. É essencial que você entenda os custos do seu negócio antes de lançar seu produto ou serviço.

Suas despesas devem influenciar diretamente seu preço e planos de crescimento. Se você não tem uma estratégia clara para ganhar mais do que custaria para administrar seu negócio, fale com a gente, podemos auxiliá-lo com nossas consultorias.

5. Analise o mercado.

Avanços na tecnologia tornaram empresas como agências de viagens e locadoras de vídeo obsoletas. 

Faça, previamente, uma pesquisa de mercado. Não há muito espaço para crescimento quando você tenta entrar em um setor agonizante. Observar as tendências gerais ajudará na determinação de uma ideia, oferecendo oportunidades de longo prazo para crescimento e sucesso financeiro.

6. Se destaque da multidão.

As oportunidades de negócios que geram dinheiro têm pontos-chave de diferenciação que os diferenciam de outras empresas em seu nicho. Isso não significa que tenha que reinventar completamente a roda com seu produto ou serviço. Em vez disso, você precisa encontrar o que você faz melhor que a concorrência.

Embora um produto verdadeiramente único se destaque, isso também acontece com preços muito mais baixos ou melhor custo benefício. Uma proposta única de venda deve enfatizar a personalidade da sua marca e, ao mesmo tempo, atrair seu cliente ideal. Se conseguir identificar facilmente o que o torna único, sua empresa terá muito mais probabilidade de ser bem-sucedida.

7. Seja apaixonado pela sua ideia.

Embora todos os fatores mencionados anteriormente sejam essenciais para que sua ideia de negócio seja um sucesso, você não irá longe se não amar verdadeiramente sua ideia. 

Não desista no meio, dê o sangue.

A hora de começar a ganhar é agora.

Nunca há garantias ao tentar iniciar seu próprio negócio.

Não importa em qual estágio da vida você está, pode começar hoje mesmo e ser um empreendedor de sucesso. À medida que você dedica tempo e esforço para garantir que encontrou uma oportunidade de qualidade, estará equipado para alcançar os melhores resultados.