6 maneiras de sair de um bloqueio mental

A cobrança, o nervosismo e a obrigação de se ter foco pode fazer com que você acabe tendo um bloqueio mental. Isso compromete – e muito – na sua produtividade em geral e o impede de progredir.  É muito comum acontecer quando se está prestes a lançar um produto, precisa criar (ou recriar) seu negócio ou até mesmo melhorar a situação financeira da empresa. Aqueles que conseguem reconhecer rapidamente esse problema, e tomam medidas para corrigi-lo, estão à frente do jogo.

Isso pode acontecer com qualquer um, independentemente de quão mentalmente forte você é. Na maioria das vezes, o nevosismo gerado quando se entra nesta situação, pode acabar piorando ainda mais o quadro.

Então antes de ter um bloqueio, leia estas 6 dicas que separamos para você:

1. Reconheça que é um problema.

Muitos acreditam que aceitar que está passando por um problema é uma derrota. Ao contrário disso, reconhecer que o bloqueio mental está acontecendo é o primeiro passo para começar a resolvê-lo. Depois de ter esta consciência você pode começar a agir para recuperar sua produtividade.

2. Não fique parado.

Você pratica algum esporte? Faz exercícios? Pois é, estar estagnado é, muitas vezes, parte do problema de um bloqueio mental. Fazer o sangue circular pelo seu corpo é o começo para encontrar soluções.

De fato, os  exercícios físicos liberam endorfina que, comprovadamente reduzem o estresse e aumentam os níveis de felicidade. Mesmo que seja um passeio rápido pela quadra da sua casa ou empresa, já é uma boa forma de arejar os pensamentos.

3. Agite sua rotina.

Quando se trata da vida profissional, fugir da rotina significa manter o cérebro criativo e recebendo cada vez mais informações novas. Isso faz com que você se desgaste menos e não chegue ao ponto de estagnar. Então tire um momento do dia para algo inusitado como desfrutar de um café em um local público ou comprar novos livros. Colocar pitadas de distração no seu dia a dia pode fazer que que suas tarefas fiquem mais leves, sem parecerem obrigações chatas e pesadas.

4. Anote.

Quando você está passando por um bloqueio mental parece que nenhuma ideia é boa, mesmo que ela seja. Enquanto estiver trabalhando no processo de voltar a ser produtivo, não deixe de anotar tudo que pensa, mesmo que pareçam apenas “palavras vomitadas em um papel”. Pode ser que ao final da crise você tenha concebido grandes conceitos que possam ser polidos e aplicados futuramente.

5. Durma bem.

Bloqueios mentais podem também estar ligados diretamente com o fato de se encontrar sobrecarregado. Quando você tem muito trabalho pela frente, o primeiro pensamento é o de que deve continuar produzindo o máximo que aguentar. É então que o cérebro falha por fadiga.

Quando estiver cansado, não se force a trabalhar. Feche o computador e vá dormir.

Não se culpe pelas horas que estiver descansando. Elas não serão improdutivas, pelo contrário, irão ajudar você a estar pronto para resolver tudo no dia seguinte, com a cabeça fresca. Inclusive existem muitos casos de pessoas que encontraram soluções enquanto dormiam.

6. Converse com pessoas de confiança.

Alguns conseguem sair desses bloqueios mentais sozinhos, porém, outros precisam consultar pessoas para seguir em frente. Pode ser um coach profissional de negócios, um amigo ou até mesmo um membro da família. Só precisa ser alguém em quem você confie e respeite.

Lembre-se que eles não estão lá necessariamente para te dar as respostas, mas sim para ajudá-lo a formar soluções e, no mínimo, fazer com que se sinta melhor.

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