6 estratégias de negócio para vencer a concorrência

estratégias de negócios

Um passo a passo para você montar com facilidade as estratégias de negócio e vencer a concorrência.

O primeiro passo das estratégias de negócio é descobrir quem está na disputa com a sua empresa. A pesquisa de mercado para identificar os concorrentes pode ser simples e rápida. Basta acessar o Google que eles estarão todos por ali. Em cidades ou bairros onde existam associações comerciais e industriais atuantes, também é possível adquirir uma lista de empresas associadas, facilitando a busca pelos concorrentes.

Mas como ser mais assertivo nessa identificação? Também é muito simples, com a lista na mão, torne-se cliente de seus concorrentes. Para isso, e preciso fazer algumas análises básicas de seus concorrentes, respondendo algumas perguntas simples.

Concorrente direto.

  • Ele vende os mesmos produtos que você?
  • Ele tem o mesmo público-alvo que o seu?
  • Ele possui a mesma linha de preço?
  • Ele atua na mesma região ou bairro que seu ponto de venda?
  • Ele usa a mesma estratégia de venda que a sua?
  • Ele possui uma ambientação de Ponto de Venda parecida com a sua?

Se a sua resposta foi sim para três perguntas acima, você tem um concorrente direto. Agora é hora de analisar seu concorrente como um todo e se destacar nos pontos fracos dele. Mãos à obra.

Se você respondeu sim para mais de 3 perguntas, esse é seu maior concorrente! Fique atento. Hora de investir em qualidade e fazer uma análise detalhada de seus preços.