Conheça os 5 maiores desafios no dia a dia de um empreendedor

Quem quer se arriscar nesta vida empreendedora acaba passando pelos mesmos problemas, e não tem jeito, uma hora eles aparecem. O importante é ver cada um desses desafios como fontes de crescimento profissional e aprendizado. São as adversidades que preparam você para o mercado e o tornam mais competitivo.

Fizemos uma pequena lista com os 5 maiores desafios de um empreendedor. Veja quais são eles e não se sinta sozinho:

Preparação para o empreendedorismo

Do pequeno ao grande empreendedor, todos sabem que a base de tudo é a preparação. É preciso saber cada detalhe sobre seu produto/serviço, desde a fabricação até a entrega, conhecer os concorrentes e as tendências do mercado.

O foco é indispensável, então aprimorar-se é fundamental. Buscar conhecer e estar dentro das novidades faz parte do dinamismo que é o mundo empreendedor.

 

Trabalho em equipe

Aqui nós podemos colocar diversos desafios, desde montar uma equipe de confiança, produtiva, e até  manter o bom clima dentro da empresa evitando conflitos.

Não é tarefa fácil gerir pessoas, é preciso estar atento as suas necessidades, humor, e ter a sensibilidade de colocá-los em cargos que possam se desenvolver ajudando os negócios.

Como ninguém vende sozinho, é preciso aprender desde o começo que a união faz a força.

 

A escolha dos fornecedores

Uma boa rede de fornecedores pode fazer toda a diferença em seu produto, desde sua qualidade até o preço final. Em bons fornecedores você pode encontrar melhores preços, prazos de entrega e formas de pagamento. Facilitando seu planejamento e evitando dores de cabeça.

Procure trabalhar também com margem de erro, é inevitável. Manter a calma em momentos de stress é a melhor escolha, e tenha sempre uma segunda opção na manga em caso de emergência.

 

Variações do mercado

É normal que em algumas épocas você venda muito, em outras, pouco. É preciso manter o equilíbrio diante de noticiais animadoras e desafiadoras sobre o mercado e seguir firme. Crie seu negócio pensando em ser duradouro e utilize esses momentos de calmaria para se organizar e se preparar para o futuro. As crises podem ser chances para reinventar seus produtos/serviços e aprimorá-los para as novas necessidades do mercado.

 

Organização

Nenhum negócio vai para frente se não tiver organização. Financeira, administrativa, do estoque aos clientes. Tudo precisa estar na ponta do lápis.

Utilize planilhas para controle de entradas e saídas, notas fiscais, clientes, etc. Você pode usar apps como o Google Docs e até mesmo e Evernote, mas não deixe nada passar em batido.

 

Quer uma ajudinha para continuar empreendendo em 2018? Leia também:

5 eventos em janeiro para quem quer começar a empreender

Os feriados de 2018 irão exigir maior planejamento dos empresários

5 dicas de como manter a motivação pelo resto do ano