5 lições de liderança de uma das maiores empreendedoras do EUA

Gail Corder Fischer é o co-fundadora e vice-presidente executivo da Fischer & Company, sediada em Dallas, uma gigantes empresa do ramo imobiliário.
Como ela mesma diz, Corder Fischer começou com 14 anos de idade sendo uma “menina francesa no McDonalds”. Aos 15 anos, descobriu um “jeito de vender” fazendo ofertas do serviço de limpeza de carpetes por telefone. Sem nenhuma instrução e formação acadêmica, Fischer pegou o roteiro de vendas utilizado pelo chefe, abriu as Páginas Amarelas e começou a discar.
No setor imobiliário, dominado pelos homens, Corder usou a suprema autoconfiança para ganhar vantagem competitiva. “Mesmo quando um cliente é frio ao telefone você precisa continuar sendo determinado. É um jogo de números. Apenas continue sorrindo e discando ”, ela brinca.

O trabalho que começou em uma pequena mesa hoje comanda uma empresa multimilionária. Então veja as 5 dicas que Corder Fischer pode repassar após esse longo caminho até o sucesso:

1. Pesquise seu público.

Antes de entrar em contato com seu cliente, faça uma pesquisa sobre a mesma, sobre a pessoa que irá atender o telefone (o comercial) e a situação da empresa naquele momento. Uma empresa que está fechando as portas, por exemplo, será apenas uma perda de tempo ao ser contatada.

O relacionamento com seu cliente também pode se dar por meio de empatia, uma conexão pessoal. Ter a mesma cidade natal, local de férias, hobbys, e interesses em comum.  A aproximação também pode ser facilitada com uma carta de apresentação escrita a mão, ou o envio de artigos que apresentem a eficiência de sua empresa.

 “Se você oferecer valor incomum através de ganchos bem posicionados, as pessoas vão querer ouvir o que você tem a dizer” diz Corder Fischer.

2. Nutra sua empresa como uma criança.

A empresária acredita que construir um negócio é como criar um filho.”Os primeiros 10 anos são os mais difíceis”, diz ela. “Eu dormia em um sofá, e depois que tive meu primeiro filho mantinha uma cama em meu escritório.”

Fischer afirma que nada melhor que o tempo para os negócios. “Deus dá a todos 24 horas por dia”, diz ela. “Você deve estar preparado para superar sua concorrência trabalhando mais horas. É difícil, mas divertido. Afinal, está construindo algo e será recompensado – quando os clientes o virem como indispensável. ”

3. Conserve seu dinheiro.

O gerenciamento de caixa é a chave para que se abram novas portas. “Se você pode fazer algo sozinho, não contrate alguém para isso”, diz.

“No começo, o dono da empresa que é o marketing, o relações públicas, o produtor, e todas as outras funções. Somente quando você começa a ter sucesso consistente é que faz a primeira contratação. Sempre mantendo a cautela.”

Ela também aconselha a utilizar a tecnologia para ajudar em todos os setores da empresa.

4. Mantenha-se firme em suas opiniões.

À medida que sua empresa cresce e você assume um papel maior de liderança, seja firme em suas idéias e opiniões.

“Um estilo de comunicação manso é ineficaz. Use sua voz de ‘gente grande’. Não seja influenciado. A pessoa que fala primeiro e mais alto geralmente ganha”, afirma.

5. Nunca tenha o “não” como resposta.

Segundo Corder, seja persistente e igualmente educado. Ela sugere o uso de frases como: “Com todo o respeito, Senhor” ou “Entendo que não queira pensar nisso agora, mas em nossa experiência, percebemos que iniciar esse processo com 6 a 12 meses de antecedência ajuda nos resultados. ”

Por fim, Corder Fischer insiste que as pessoas respeitem o trabalho duro e a persistência. “Eles virão, mas não deixe de ligar. Muitas vezes o “não” é apenas um “agora não” ou “não, você não foi suficientemente educado e nem fez as perguntas certas”, ou ainda “não estou convencido“.

A empresária finaliza dizendo:

“Trabalho duro é pago.”

 

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