5 hábitos conscientes para ter mais satisfação nos seus dias

Os humanos são facilmente distraídos. Smartphones, mídias sociais, navegação na desnecessária na web, muita TV, reuniões que deveriam ser e-mails, sites de compras que nunca serão efetivadas. Tudo isso, quando feito em excesso, exigem de você energia, disposição, momentos de produtividade e comprometem até mesmo sua satisfação.
Vire o jogo! Siga estes 5 hábitos conscientes e garanta momento ainda melhores nos seus dias:

1. Evite o tempo de tela passivo.

Muitos, se não a maioria, de nós usam o computador para trabalhar. As telas que realmente estamos construindo algo para o mundo podem ser chamadas de ativas. Já aquelas que tomam nosso tempo sem serem produtivas, como redes sociais, sites de fofoca e vídeos inúteis,  são telas passivas. Claro que você pode assistir um filme no Netflix sem culpa, mas ocupe seu tempo de descanso com o que realmente importa: amigos e família.

2. Mantenha um diário.

Parece muito simples, mas pesquisas mostram que manter um diário aumenta a gratidão e torna as pessoas mais felizes. Isso se deve ao fato de que é possível, através das páginas já escritas, se conhecer melhor, o que, por sua vez, também ajuda a fazer escolhas melhores. Nada mais gostoso do que ir riscando de um diário todas as metas listadas e atingidas. Comece o seu hoje mesmo!

3. Diga “não” aos convites que não combinem com você.

Muitas vezes acabamos aceitando convites apenas por educação, para socializar com pessoas que, de fato, nem temos muita intimidade. Isso nos tira tempo e energia. Embora você queira dizer “sim” para as oportunidades que surgem, diga “sim” para si mesmo. Mantenha seu foco em suas metas, sua saúde e seu descanso. Seja estratégico até mesmo em sua disponibilidade.

4. Mais é menos.

Seja minimalista com as coisas que realmente ocupam seu tempo. Quanto menos se preocupar com coisas superficiais, menos perderá tempo com o que realmente lhe interessa. Isso não significa deixar de fazer as coisas que gosta, mas sim fazer apenas as coisas que ama DE VERDADE. Com o tempo começa a perceber uma grande diferença dos pesos entre coisas que apenas gosta e o que ama.

5. Jogue mais.

Sabia que o tempo de um jogo de vídeo game é tão saudável para os adultos quanto para as crianças? O ato de brincar deixa nossa mente vagar e ativa nosso cérebro para soluções novas e inovadoras. É claro nem toda brincadeira ou jogo nos inspiram para soluções, mas pensar em mais trabalho certamente também não o faz. De fato, muito trabalho tem sido associado ao pensamento obsoleto, que pode frustrar nossa produtividade, eficácia e contribuições para o mundo. Embora pareça contra-intuitivo, os jogos tendem a resultar em pessoas com maior sucesso e satisfação.

Não adianta fazer sempre as mesmas coisas e querer ter resultados diferentes. Mude! Não tenha medo de pensar apenas em si para crescer e ser mais feliz.

E se precisar, estaremos com você!

LEIA TAMBÉM:

4 maneiras de melhorar seus hábitos no trabalho

6 maneiras de sair de um bloqueio mental