5 coisas que precisa saber antes de comprar uma franquia

Dois a cada três brasileiros tem o sonho de abrir uma empresa. Salários mais altos e a oportunidade de trabalhar com o que se ama são alguns dos principais motivos. As franquias trazem a oportunidade de um negócio certo, consolidado e com possibilidades enormes de rendimento.

Caso você esteja namorando a ideia, leia antes estas dicas antes de comprar uma franquia:

Pegue a renda extra e melhore sua saúde financeira.

É fácil pegar a renda extra para melhorar seu padrão de vida, comprar um novo carro, viajar. Claro que todo mundo gosta, mas quando se quer empreender é preciso pensar de uma outra forma. O ideal é que os futuros donos de pequenos negócios usem este dinheiro a mais para pagar dívidas e criar uma reserva de dinheiro que será utilizado no lançamento da franquia. A maioria das pessoas acaba precisando de financiamentos para iniciar um negócio, então não acumular contas é fundamental para sua saúde financeira.

Use um tempo das suas férias para explorar oportunidades.

Você ainda está empregado e não começou sua vida empreendedora? Então aproveite suas férias para fazer um pouco mais que descansar. Utilize um tempo dela para fazer estudos sobre as franquias das quais têm interesse. Você pode ir observá-las de perto e conversar com seus donos.
Ninguém disse para você abrir mão de todos seus dias de férias na praia, porém é indispensável separar um tempo para estudar o negócio antes de se jogar de cabeça.

Faça algumas conexões profissionais significativas.

Observar pelas redes sociais pessoas as quais aspira ter uma vida semelhante não basta. É preciso olho no olho. Entre em contato com outros empreendedores da sua área (ou até mesmo de outras diferentes) para bater um papo sobre os desafios a serem enfrentados.

Fale com um consultor de franquias que possa ajudá-lo a encontrar a melhor oportunidade para você e indispensavelmente, não esqueça do seu contador. Ele será peça fundamental nas tomadas de decisão durante o desenvolvimento do seu negócio.

Escute sua família e amigos.

Períodos de prosperidade são momentos ideais para discutir suas idéias de pequenos negócios com aqueles que estão ao seu redor. Discutir o seu próximo movimento com seu sua esposa (marido), seus filhos ou amigos, gerando uma boa renda, permite que as pessoas tenham discussões racionais sobre o futuro, enquanto se sentem seguras no presente. Esperar até que um período de insegurança financeira aumente, eleva as chances de que as decisões sejam feitas baseadas no medo.
Ser capaz de reconhecer que as boas condições atuais da sua situação de emprego provavelmente não durarão para sempre, e o tempo para planejar o amanhã é agora, oferecerá uma sensação de conforto para sua família. Planeje a segurança e o bem estar de amanhã.

Comece.

Como a maioria das coisas, o primeiro passo é o mais difícil. Não importa a ordem que vai executar as dicas acima, mas comece.
Decida que você não vai se deixar ficar confortável em um mercado de trabalho confortável, porém sem nenhuma perspectiva de crescimento. Anote algumas ideias que possam ajudá-lo a alcançar seus objetivos para abrir sua própria empresas. Escolha uma data e hora para fazer alguns telefonemas, marque uma conversa com o proprietário da franquia para esclarecer suas dúvidas, informe a família e vá em frente.

Seja qual for o caminho, conte com a Escrilex para ajudar você dos passos iniciais ao desenvolvimento do seu negócio.  Nossa meta é o seu sucesso.

LEIA TAMBÉM:

Conheça o franqueado que abriu sua própria franquia

A professora que criou uma franquia de escola de gastronomia milionária

As mulheres em startups e franquias