10 maiores dores da liderança

Liderar não é para todo mundo, é preciso sempre manter o equilíbrio em meio ao caos. Buscar inovação, mesmo com todos os afazeres diários, manter o pulso firme, mas também sabendo ouvir, cuidar da carreira e da dos outros, tentando sempre ser justo e imparcial. Requer foco e também muita disciplina. Fizemos uma pequena lista com as 10 maiores dores da liderança e talvez você lembre de muitas outras após lê-la. Veja:

1. MOTIVAR SEM ESTAR MOTIVADO

Não é todo dia que vocês chegará eufórico no trabalho levando a equipe para frente. Em diversas vezes, por motivos pessoais ou até mesmo do trabalho o seu humor não será dos melhores. Nesta hora é preciso respirar fundo e usar todo o seu profissionalismo para não deixar transparecer a equipe. Afinal, chefe desmotivado, equipe desmotivada.

2. DEFINIR O CAMINHO SEM SABER O DESTINO

Em diversos casos não é você quem define o caminho, existem muitos sócios ou até mesmo chefes que possuem mais poder, mas também estão perdidos. Tenha calma e siga o barco como já vinham seguindo. Em algum momento as definições irão começar a aparecer.

3. RESPONDER PELO PRAZO E QUALIDADE DO TRABALHO DE OUTRAS PESSOAS

Este é um trabalho diário do líder e por isso é ideal ter uma equipe em que você possa confiar. Doutrine sua equipe a pensar e agir da mesma forma que você, assim evitará surpresas desagradáveis.

4. CONVIVER COM A COMPETIÇÃO

Não é porque você é um chefe que não existe gente tentando pegar o seu ligar, não é mesmo? Muito pelo contrário. O prego que se destaca é, normalmente, aquele que levará a primeira martelada. Então tente ser sempre amistoso com as pessoas e inovador no dia a dia. Esteja sempre à frente.

5. AVALIAR PESSOAS E DISTRIBUIR TAREFAS

É seu o trabalho descobrir qual funcionário lida melhor com determinado tipo de demanda. E analisar o perfil de cada pessoa nem sempre é tarefa fácil, então se mantenha aberto a diálogos e opiniões dos mesmos.

6. MEDIR CONFLITOS DE MANEIRA IMPARCIAL

Em um conflito é preciso ouvir todas as partes envolvidas para só então criar um diagnóstico que melhore o dia a dia da equipe. Não seja precipitado e tente agir com a razão.

7. MANTER A ÁREA E OS PROCESSOS ATUALIZADOS

É importante que todos da equipe saibam o que está acontecendo e qual rumo será tomado. Assim também podem ajudar você com pró atividades e darem boas sugestões.

8. COMUNICAR COM CAUTELA E PRECISÃO

O tom que se fala dentro de uma empresa é muito importante. Um chefe arrogante pode afastar e desmotivar seus funcionários.

9. DECIDIR SOBRE A VIDA DAS OUTRAS PESSOAS

Da admissão ao desligamento de um profissional, se você é o líder, isto fará parte do seu dia a dia. Então busque não se envolver emocionalmente para que possa tomar decisões levando em conta apenas a razão.

10. MANTER-SE EMPREGÁVEL E CUIDAR DA CARREIRA

Está aí algo difícil na vida do líder. Além de cuidar da empresa, do desenvolvimento dos produtos, e de cada um de seus subordinados, é preciso se manter atualizado e interessante para o mercado. Veja isso como um desafio pessoa para conseguir energias mesmo após o experiente.