10 dicas essenciais de Elon Musk para aspirantes a empreendedores

O CEO da Tesla, Elon Musk, foi a inspiração da vida real para Robert Downey Jr interpretar o Iron Man. Nativo da África do Sul, teve seu primeiro grande sucesso como co-fundador da Zip2.

O magnata inovador lançou o X.com, que se fundiu com a Confinity para se tornar PayPal, mas é mais conhecido por ser co-fundar da fabricante de carros elétricos Tesla e lançar foguetes espaciais pela SpaceX. Como se não bastasse, ele também é presidente da SolarCity, empresa de projetos de painéis solares, e co-fundadora da OpenAI, uma empresa de pesquisa sem fins lucrativos. Enfim, com um curriculum desses, é melhor ouvir o que este grande empreendedor tem a dizer aos novatos, não é mesmo?

1. Solicite feedback

Começar um negócio é um processo de tentativa e erro. Durante um Hangout do Google em agosto de 2013, Musk enfatizou a importância de pedir conselhos:

“Procure o máximo de feedback do máximo de pessoas possíveis sobre qualquer ideia que você tenha. Busque feedback crítico. Pergunte a eles no que está errado. Muitas vezes o erro está em algo sutil.”

2. Aceite críticas construtivas

Segundo Musk, a crítica construtiva que outros lhe dão é inestimável. Embora críticas sejam sempre difíceis de ouvir, elas também fazem parte do processo de aprendizagem. Se você quiser ter sucesso nos negócios, aprenda a não receber feedback de pessoas próximas ao seu negócio. Esse conselho só é útil se você não estiver tentando liderar uma startup, por exemplo. Quando você está muito perto de um projeto, muitas vezes é difícil detectar erros.

3. Levante e faça

Musk não construiu a Tesla sentado no canto de um escritório, observando os funcionários trabalharem. Para ele, os líderes da empresa, co-fundadores e CEOs precisam intervir quando necessário para manter o funcionamento das diretrizes.

“Você tem que fazer todo tipo de trabalho, incluindo as tarefas que não gosta de fazer. É preciso estar preparado para o que for necessário, trabalhar em qualquer hora. Nenhuma tarefa é muito subalterna. Eu acho que essa é a atitude certa para o CEO de uma startup.”

4. Converse sobre as diferenças

Se um funcionário começa a se comportar de uma maneira que não se alinha com a cultura de sua empresa, Musk recomenda conversar com a pessoa e explicar o problema. Na maioria dos casos, a pessoa vai mudar seu comportamento, mas se não, é preciso estar preparado para deixá-lo ir.

5. Faça perguntas complexas na entrevista de emprego

Os candidatos à procura de trabalho na Tesla, SpaceX ou qualquer uma das empresas de Musk são colocados no espremedor. O empreendedor acredita que as perguntas difíceis durante a entrevista de emprego mostram o verdadeiro ajuste de um candidato para o cargo.

“Conte-me a história da sua vida, as decisões que tomou ao longo do caminho e por que as fez. E também me fale sobre alguns dos problemas mais difíceis em que trabalhou e como conseguiu resolver.”, disse Musk. “Pessoas que realmente resolveram o problema, sabem exatamente como eles resolveram – conhecem os pequenos detalhes”.

Musk enfatiza a importância da questão complexa para pegar a mentira de um candidato. Portanto, se você quiser contratar a melhor pessoa para o trabalho, tem que cavar fundo.

6. Não deixe que os pessimistas te derrubem

Quando Musk foi nomeado para a lista Time 100 das pessoas mais influentes do mundo em 2013, Richard Branson escreveu um perfil sobre ele para a revista, elogiando sua capacidade de provar que os críticos estavam errados.

“O que os céticos disseram não pode ser feito, Elon saiu e tornou real”, escreveu Branson. Impulsionado pela inovação, o CEO da Tesla continua a criar – mesmo quando os céticos acreditam que suas idéias não vão se concretizar.”

7. Tenha visão

Para muitos empreendedores, como o falecido Steve Jobs, a marca do sucesso é sua capacidade não apenas de inspirar, mas também de ter uma visão clara. Se ele está defendendo o preço do estoque de Tesla ou a necessidade de colonizar Marte, Musk não recua.

“É um paradoxo que Elon esteja trabalhando para melhorar o nosso planeta ao mesmo tempo em que está construindo naves espaciais para nos ajudar a sair.”, escreveu Branson. “Mas a verdadeira visão é binocular – e Elon Musk é claramente um homem que pode ver muitas coisas ao mesmo tempo.”

8. Não se concentre em dinheiro

Já um empreendedor de sucesso em 2008, Musk explicou à PBS na época que ele não co-fundou a Tesla para ganhar dinheiro. Em vez disso, reconheceu a necessidade ambiental de mudar a maneira como os veículos são movidos, então criou uma empresa de automóveis elétricos.

“Então, isso não é sobre acumulação de riqueza, mas uma vontade pessoal. Eu acho que esse é um problema muito importante e precisa ser resolvido, e se não o resolvermos, o mundo todo estará em perigo.”

9. Seja apaixonado pelo que faz

Seja ao iniciar uma empresa ou aceitar um determinado trabalho, se você não é apaixonado por ela, não terá sucesso. Musk já era um homem rico na época da entrevista da PBS, o que talvez permitiu que ele se tornasse um fabricante de automóveis elétrico por todos os motivos certos.

“Se eu ganhasse um monte de dinheiro amanhã, isso não mudaria minha vida”, ele disse. “Não há nada – comprei tudo o que quero.”

10. Seja realista

Embora pareça fascinante administrar seu próprio negócio, Musk diz que você deve ter cuidado para não ser pego na versão romantizada da vida de um empreendedor. Graças a exibições de empreendedores de sucesso na mídia, a vida difícil do empreendedor “trabalhador” é muitas vezes subestimada. A realidade é bem mais difícil. Cerca de metade de todas as empresas não existe depois dos primeiros cinco anos, de acordo com um relatório do Global Entrepreneurship Monitor de 2015-16.

“Em primeiro lugar, ser um empreendedor foi excessivamente glorificado em filmes e programas de TV, mas, na maioria das vezes, administrar uma empresa é difícil”, afirma Musk.“A maioria de nós busca apenas o glamour de ser conhecido como empreendedor do que está realmente disposta a arregaçar as mangas e fazer acontecer.”

LEIA TAMBÉM

Seja produtivo seguindo o exemplo de um dos maiores empreendedores do mundo

5 coisas que precisa saber antes de comprar uma franquia