10 dicas de como atender o cliente de maneira eficiente

Não basta tratar bem os clientes. Saiba como atender o cliente de maneira eficiente.

Atender seu cliente não significa apenas responder as perguntas que ele faz, mas sim interagir de forma positiva, transmitir seu conhecimento, para ele saber que você conhece sobre o que está vendendo, isso passa mais confiança para quem está comprando. Um bom atendimento surte efeito a curto prazo e pode impactar, inclusive, no aumento de receitas do seu negócio. Confira as 10 dicas de como atender o cliente:

1- Não há como atendermos um cliente se não soubermos o que ele busca. Por isso, é importante que, em cada atendimento, sua equipe esteja consciente das motivações que levaram o cliente a entrar em contato. Faça perguntas, investigue, se coloque no lugar do cliente.

Isso ajudará a resolver os problemas com mais rapidez e eficiência. Realize pesquisas periódicas que ajudem a revelar o que leva seu cliente a buscar sua empresa. Independente da área que faça parte, fique atento às solicitações dos clientes internos ou externos, evite o ”não é comigo”.
como atender o cliente

2- Atender é servir, por isso é importante que sua empresa contrate pessoas que sintam prazer em servir e que se sintam motivadas pelo desafio constante de resolver os problemas dos clientes. A equipe de atendimento ao cliente deve ser uma unidade transformadora dentro da empresa, onde os problemas e dúvidas são transformados em satisfação e fidelização. Crie uma imagem que facilmente o identifique; a apresentação pessoal, o crachá e o uniforme.

3- Acorde todas as manhās sorrindo e imaginando que “hoje é um dia que você ainda não viveu”, e que valerá a pena vive-lo intensamente.

Seu atendimento precisa ter simpatia e empatia, mas nunca antipatia. Conceituar os diferentes tipos de envolvimento que podem acontecer entre atendente e cliente pode ajudar sua equipe a entender melhor que tipo de atendimento ela tem oferecido:

-Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo.

-Empatia: se colocar no lugar do outro para melhor atendê-lo,
conhecê-lo ou servi-lo.

-Antipatia: ter aversão ao outro, ignorando-o ou repelindo-o.

 

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